Skip to content

Guia de GPS Online – Sem dúvidas, sem erro!





O pagamento da guia de GPS online é essencial para quem deseja obter os benefícios do INSS.

A guia de GPS online facilita a vida de quem precisa pagar as parcelas para o INSS. Ela pode ser retirada no portal da Receita Federal e impressa em segundos. Esta é mais uma das facilidades trazidas pela internet.

Depois que os recursos online começaram a ser usados para processos do governo, a internet se tornou essencial e indispensável para os brasileiros. Ela está acabando com a aglomeração de pessoas nas sedes dos órgãos e reduzindo o tempo de atendimento.




Um dos recursos disponíveis remotamente é a geração de boleto para o pagamento da contribuição do INSS, para que o trabalhador tenha direito a receber seus benefícios e também somar tempo para obter a aposentadoria remunerada.

Até mesmo um boleto vencido da guia de GPS online pode ser retirado e atualizado no sistema. Entenda como consultar e emitir a guia GPS online grátis:

Guia da GPS Online: como consultar?

Guia de GPS online
Guia da GPS Online – Sem dúvidas, sem erro!

Para viabilizar a geração de boletos e encargos, além de recalcular pendências, foi criado o Sistema de Acréscimos Legais, o SAL. O portal é bastante intuitivo e oferece recursos para empresas e contribuintes, com a mesma facilidade.




Ele fica disponível em tempo integral e efetua o cálculo de juros e multas de acordo com os dados informados. Tudo pode ser feito em poucos minutos e sem sair de casa, diferente de como ocorria anteriormente quando vencia uma guia. Veja o passo a passo de como verificar a guia de GPS online:

  1. Acesse o site do SAL, pelo http://sal.receita.fazenda.gov.br/PortalSalInternet/faces/pages/index.xhtml;
  2. Escolha a opção que se enquadra em seu perfil, entre contribuinte antes de 1999, contribuinte após 1999 ou empresas;
  3. Opte pela categoria de trabalho executado pelo proprietário da guia de GPS online, entre autônomo, domésticos, facultativo ou especial;
  4. Acrescente a numeração do NIT, PIS ou PASEP;
  5. Preencha o quadro com os itens indicados na imagem;
  6. Clique em confirmar;
  7. Pronto, as pendencias e guias aparecerão na tela. Basta selecionar a guia GPS online Receita Federal, imprimir e pagar.

Guia da GPS Online: como gerar?





O processo de geração da guia de GPS online é bastante simples, depende apenas de um acesso à internet e um dispositivo, como celular ou computador. Ela pode ser feita de qualquer localidade e horário, pois fica integralmente disponível.

Tudo isso é feito pelo portal do SAL, um sistema próprio para a geração e cálculo de guia de GPS online de contribuição. Veja como fazer a emissão:

  • Entre no site do SAL da Receita Federal;
  • Defina o perfil do emissor, entre contribuinte e contratante;
  • Escolha a opção que se enquadre no padrão do trabalhador, como doméstico, autônomo, facultativo ou especial;
  • Coloque o número da documentação registrada, como PIS, NIT e PASEP;
  • Preencha o campo do captcha;
  • Confirme;
  • Escolha entre as opções de guia de GPS online, imprima e efetue o pagamento.

Como pagar GPS pela internet?




Existem algumas instituições financeiras que possuem parceria com a Receita Federal e o INSS. Estas aceitam o pagamento da guia de GPS online, sem que seja necessário comparecer em uma de suas agencias.

No entanto, somente seus correntistas podem efetuar o pagamento virtual da guia de GPS online, os demais devem ir a um local que aceite a quitação pessoalmente, como uma casa lotérica.

Depois de acessar o sistema do SAL, preencher os dados e obter a guia de GPS boleto, basta efetuar o pagamento junto a um banco afiliado. É muito fácil realizar o processo e ele é feito em poucos minutos.

Guia de GPS boleto

Como imprimir o boleto da GPS pela internet?

O processo para impressão ocorre após a geração da guia de GPS online no site do SAL. Ela é feita após o preenchimento dos dados do contribuinte e a escolha de algumas opções.

Depois, basta escolher o mês de pagamento da guia de GPS online e imprimir, a opção fica disponível na tela. A etapa é a mais simples e demanda apenas uma impressora.

Para os que irão pagar pela internet, não é preciso imprimir a guia de GPS online. Basta salvar a guia GPS online INSS no computador ou celular, copiar sua linha digitável e pagar em um banco online.

Quais as funções da guia de GPS?

Desde 2015, a guia de GPS online é usada por contratantes e contratados, dentro do regime de contribuinte individual, facultativo, autônomo e doméstico. Ela gera os encargos referentes as contribuições do INSS e impostos, assim mantem o trabalhador como um beneficiário de todos os auxílios previstos em lei e também conta para a obtenção da aposentadoria.

Entre os benefícios gerados pelo pagamento da guia de GPS online mais utilizados estão:

  • Aposentadoria por idade, invalidez, tempo de contribuição e especial;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-doença;
  • Pensão por morte;
  • Salário-maternidade.

Por todos esses motivos, é importante manter os pagamentos da guia de GPS online em dia e, quando houver atraso, efetuar a atualização do portal do SAL. Veja o vídeo e entenda como é simples realizar esse serviço e para mais informações, acesse o blog Guia de Previdência Social: