Skip to content

Resultado Perícia Judicial Contra INSS – Veja Aqui!





Quer saber como consultar o resultado da perícia judicial contra INSS?

Se você chegou até aqui, pode ser, que tenha tido seu benefício indeferido e quer entrar, ou já entrou, com uma ação judicial.

Quando há o indeferimento do benefício na perícia médica do INSS, é possível entrar com uma ação judicial contra o INSS, e, o assegurado, será submetido a uma perícia judicial.




O Resultado da Perícia Judicial contra o INSS demora um pouco mais do que a Perícia médica do INSS, que sai no mesmo dia, mas mesmo assim é possível consultar o laudo pericial.

Quer saber mais? Então leia com atenção para não perder nenhum detalhe, ok?

Ver Resultado Perícia Médica INSS
Ver Resultado Perícia Médica INSS

Como Ver o Resultado Perícia Judicial Contra INSS?

O Resultado da Perícia Médica INSS fica disponível para consulta no site do Dataprev, após as 21h do mesmo dia da realização da mesma.




Porém, o Resultado da Perícia Judicial contra o INSS fica disponível após a juntada do laudo pericial no processo.

Na perícia judicial, o perito, tem acesso a mais informações do requerente, faz mais perguntas e analisa mais a situação do assegurado.

Por isso, o Resultado da Perícia Judicial contra o INSS demora um pouco mais para sair, em torno de 30 a 60 dias, mas quando o perito junta o laudo pericial no processo é possível visualizá-lo.

Para isso, acesse o site do juizado especial federal (JEF), onde é possível consultar a ação judicial proposta contra o INSS na integra, ou seja, todas as informações juntadas no processo.

No site do JEF, se você já for cadastrado, acesse o portal com login e senha, se não, basta pedir para seu advogado ou para o próprio JEF.

No menu lateral acesse os documentos anexados e procure pelo laudo pericial, no laudo constará o Resultado da Perícia Judicial contra o INSS.

Resultado Perícia Judicial Contra INSS: Conflito Entre os Médicos, Saiba Mais!

O paciente chega na perícia do INSS com seus exames, e sai com a expectativa de que ao ver o resultado da perícia médica do INSS na internet encontrará um parecer positivo.

Mas nem sempre é isso o que acontece, em muitos casos, há uma discordância do parecer do médico do trabalho e do médico perito.

O médico perito tem a responsabilidade de avaliar se a doença causa impedimento para o assegurado de cumprir suas atividades laborativas, ou seja, se existe uma incapacidade parcial, total, temporária ou definitiva de trabalhar.

Quanto Tempo Leva Para o Juiz Dar a Sentença de Uma Perícia Judicial?

O tempo que o juiz leva para proferir a sentença num processo previdenciário pode demorar de 3 a 5 meses, sendo que, o total do processo pode demorar de 18 a 24 meses.

Mas calma! Durante esse período, o juiz, a pedido do advogado, pode conceder uma tutela antecipada, até sair o resultado da perícia judicial contra o INSS e, enquanto não sai o resultado do processo, o requerente pode receber o benefício.

Perícia Judicial Para Aposentadoria, Saiba Mais!

O resultado da perícia judicial contra o INSS é um dos fatores determinantes na decisão do juiz, o mesmo pode determinar o indeferimento do benefício, o recebimento por um período ou, até mesmo, determinar a aposentadoria por invalidez.

Por isso é tão importante acompanhar o resultado da perícia judicial contra o INSS, pois, o advogado pode solicitar a impugnação do laudo pericial caso identifique alguma divergência, ou até mesmo, caso surjam novas evidências que favoreçam o requerente.

Acompanhe o vídeo para saber mais e acesso o site → Guia de Previdência Social para mais informações: