Skip to content

Perícia INSS Síndrome do Pânico, Saiba Mais!

A Perícia INSS Síndrome do Pânico é um dos serviços oferecidos aos trabalhadores de forma geral ou contribuintes autônomos da previdência social, pelo Instituto nacional de Seguridade Social – INSS, quando ele é acometido de uma doença que o deixa incapacitado de exercer suas atividades laborais, ou seja, fica impedido temporariamente de trabalhar.




As doenças psíquicas ou doenças mentais no ambiente de trabalho tem crescido ano a ano no Brasil e com isso tem gerado afastamentos e aposentadorias precoces. Uma das doenças mentais mais comuns entre elas, são a Síndrome do Pânico. 

Portanto, para ficar mais claro o entendimento sobre como fazer a Perícia INSS Síndrome do Pânico, iremos abordar os tópicos abaixo:

Perícia Síndrome do Pânico
Perícia Síndrome do Pânico

Perícia INSS Síndrome Do Pânico, Como Funciona?





As perícias junto ao INSS são marcadas ou agendadas presencialmente, pela internet ou por telefone.

  • O agendamento presencial é o mais difícil e complicado, pois as agencias de atendimento do INSS estão sempre lotadas e você tem que se deslocar a um posto de atendimento.
  • O agendamento por telefone é realizado através do número 135 que funciona de funciona de segunda à sábado, das 7 às 22 horas.
  • O agendamento pela internet pode ser realizado pelo endereço do site https://meu.inss.gov.br/central/#/. Ao acessar a página pela primeira vez, você irá cadastrar um login e uma senha. No aplicativo MEU INSS, você terá acesso a todos os serviços disponíveis na previdência social como agendamentos, extratos de pagamentos, informe de rendimentos etc. 

Assim, ao acessar o MEU INSS você poderá agendar sua perícia síndrome do pânico. Você verá que é muito prático e seguro. Não perca tempo e se cadastre agora! Acesse site https://meu.inss.gov.br/central/#/.




Ao cadastrar o agendamento, o sistema emite um comprovante de agendamento.

Dicas Para Perícia No INSS De Síndrome Do Pânico

Ao agendar sua Perícia INSS Síndrome do Pânico por um dos canais acima, você deverá comparecer no do dia e hora marcados, observando quesitos para perícia de síndrome do pânico:

  • Procure chegar com 15 minutos de antecedência, sempre acompanhado;
  • Leve documento que comprove o agendamento;
  • Leve documentos pessoais, tipo identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência;
  • Leve Exames, Atestados, relatórios médicos ou comprovante de internações que atestem a veracidade de sua doença. Esta documentação deve ser atual, com prazos de até 3 meses.

Portanto, de posse da documentação acima, faça sua Perícia INSS Síndrome do Pânico e aguarde o resultado da concessão ou não do benefício.

Existe uma estatística que atualmente o INSS tem negado aproximadamente 40% destas solicitações.

Perícia INSS Síndrome do Pânico

Quem Tem Síndrome Do Pânico Pode Aposentar Por Invalidez?

Ao conceder o benefício para invalidez de trabalho por conta de síndrome do pânico, já fica previamente estabelecido que a cada 2 anos, você deverá passar por uma perícia médica para avaliação do seu quadro. 

Se durante esta avaliação médica, o médico perito avaliador, perceber que existe  incapacidade definitiva para o trabalho, e que você não possa ser reabilitado para outra função, aposentadoria por invalidez poderá será indicada.

Enfim, a perícia INSS síndrome do pânico será essencial para a decisão do médico com relação a concessão ou não da aposentadoria por invalidez permanente.

O Que Levar No Dia Da Perícia Do INSS?

No dia da Perícia INSS Síndrome do Pânico você deve levar documentos pessoais, comprovante de agendamento e principalmente Exames, Atestados, relatórios médicos ou comprovante de internações que atestem a veracidade de sua doença. Esta documentação deve ser atual, com prazos de até 3 meses. Leve um acompanhante maior de idade.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado a ver como é simples o agendamento da perícia junto ao INSS para Síndrome de Pânico. Não perca Tempo!  Aproveite e acesse nosso blog  → Guia de Previdência Social  e veja outros artigos.