Skip to content

Saiba Como é a Perícia Médica!

Como é a perícia médica realizada atualmente pelo INSS? Você deve estar se perguntando, se neste momento você estiver precisando agendar uma perícia junto ao INSS.




A perícia médica é uma atividade realizada por um médico concursado e treinado internamente em legislação previdenciária. 

Ele é denominado de médico Perito. Ele deverá ser apto a verificar processos de invalidez temporários ou definitivos para o exercício do trabalho e assim conceder os benefícios assistenciais previstos na lei da previdência social.

Em primeiro lugar você deve saber como agendar perícia médica no INSS.




Atualmente existem 03 canais: Indo presencialmente a um posto do INSS, ligando no número 135. Que funciona de segunda a sábado, das 07 ás 22 horas ou acessando e se cadastrando no site https://meu.inss.gov.br/central/#/.

Ao acessar esses canais você ficará sabendo como funciona a perícia médica do INSS.

Abaixo iremos explanar os tópicos para um melhor entendimento de como é a perícia médica:

Perícia Médica do INSS
Perícia Médica do INSS

Como é a Perícia Médica?





O que você precisa saber sobre como é a perícia médica realizada nos postos do INSS pelo médico perito.

Uma perícia médica consiste em um exame médico realizado em paciente acometido de uma enfermidade, que busca receber um dos auxílios da previdência social.

Este médico perito é quem vai validar ou não o recebimento deste auxílio previdenciário, que pode ser auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria por invalidez, benefício de prestação continuada, dentre outros. 

Essa perícia médica é marcada com antecedência junto ao INSS. Por isso saiba como agendar perícia médica no INSS pela internet, acessando e se cadastrando no site https://meu.inss.gov.br/central/#/ ou ligando no telefone 135.

Em caso de impossibilidade de deslocamento do paciente para um posto do INSS, essa perícia médica pode ser realizada em um hospital ou na residência do paciente.

Para isso será necessário apresentação de documentos comprobatórios de que o paciente não pode se locomover. Ligue para 135 ou acesse o site https://meu.inss.gov.br/central/#/ e veja como agendar perícia médica hospitalar.

Uma pergunta comum que os segurados fazem é, o que é perícia médica resolutiva? A perícia médica resolutiva é quando o segurado faz solicitação de uma segunda prorrogação do seu benefício.

Quando o sistema do INSS faz a liberação para a marcação deste tipo de perícia, automaticamente o próprio INSS desabilita a função de uma nova prorrogação. 

Como é a Perícia Médica Para Aposentadoria Por Invalidez?

Saiba a seguir como é a perícia médica no caso do enfermo que já conseguiu se aposentar por invalidez. Pela regra atual do INSS, todo beneficiário em gozo de aposentadoria por invalidez ou de auxílio-doença, são obrigados, a submeter-se a perícia médica a cargo da Previdência Social.

E em alguns casos, fazer o processo de reabilitação profissional por ela prescrito e custeado.Porém, não existe um prazo determinado na lei para o acontecimento dessa Perícia Médica.

Cabe ao INSS a qualquer momento convocar o aposentado que é beneficiário de aposentadoria por invalidez, a proceder a perícia médica. 

como recorrer a perícia médica do INSS se você tem seu benefício negado: Você pode ingressar com um recurso no INSS.

Esse recurso é um processo administrativo e pode ser realizado na própria agência do INSS. Pode levar meses para ser analisado e quem analisará será o próprio INSS, que já recusou o benefício uma vez.

Uma outra opção é saber como funciona a perícia médica judicial: Neste caso, sua perícia será via justiça, e o médico escolhido para perito em uma ação judicial é um especialista no problema que o segurado alega estar sofrendo.

Agendar Perícia Médica Pela Internet

Documentos Necessários Para Perícia Médica

O que é perícia médico legal e quais documentos você deve levar no momento da perícia:

Uma perícia médica consiste em um exame médico realizado em paciente acometido de uma enfermidade, que busca receber um dos auxílios da previdência social. Ao agendar sua perícia você deve levar:

  • Documentos pessoais tipo RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência;
  • Exames e receituários;
  • Laudos e relatórios médicos que comprovem sua enfermidade;
  • Comprovação de internamentos se for o caso

Se você não puder comparecer na data agendada, saiba como desmarcar perícia médica no INSS ligando no número 135. Você só pode solicitar remarcação uma única vez, até 03 dias antes da data marcada.

Como Agendar Perícia Médica?

Saiba como agendar perícia médica na previdência social ligando no número 135, que funciona de segunda a sábado, das 07 às 22 horas.

Outra opção é você se cadastrar no site https://meu.inss.gov.br/central e com seu login e senha você terá acesso a vários serviços disponíveis, desde como solicitar perícia médica INSS, resultados de perícias, extratos previdenciários, extratos de benefícios e outros.

Portanto, ao final deste artigo ficou muito fácil como é a perícia médica realizada no INSS. 

Espero que este artigo tenha lhe ajudado a ver como é simples o entendimento de como é a Perícia Médica. Não perca Tempo!  Aproveite e acesse nosso blog → Guia de Previdência Social e veja outros artigos.