Skip to content

Perícia Médica por Tendinite – Saiba Mais

A Perícia Médica por Tendinite junto ao INSS para requerimento de benefício, deve ser solicitada quando o trabalhador urbano, rural, doméstico, segurado especial ou trabalhador avulso é acometido da doença.




Tendinopatia ou conhecida popularmente como tendinite ou LER – Lesão por esforço repetitivo.  A tendinite é caracterizada por inflamações e dores nos tendões. 

Portanto, para um entendimento mais claro e específico sobre esta enfermidade e de como você deve proceder para fazer a Perícia Médica por Tendinite, acompanhe nosso artigo:

 Responderemos às questões abaixo:

Perícia Médica por Tendinite
Perícia Médica por Tendinite

Quesitos Para Perícia Médica Tendinite





A tendinite normalmente é relacionada com a atividade exercida no seu posto de trabalho, onde a tarefa exercida é realizada repetidamente sem observar as pausas e descansos necessários e previstos por Lei.

Um exemplo é o digitador, o operador de caixa, operador de máquinas de forma geral ou outras funções correlatas que exerçam esforço repetitivo e continuado.

Um dos quesitos para perícia médica tendinite é a incapacidade de exercer suas atividades laborais. Para realizar Perícia Médica por Tendinite, você:


  • Deverá acessar e se cadastrar no site https://meu.inss.gov.br/central/#/
  • Agendar sua perícia com dia e hora marcado
  • Levar documentos pessoais, tipo RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência
  • Levar exames, atestados, prontuários, receituários, laudos e relatórios médicos que atestem sua incapacidade de exercer suas atividades laborais
  • Caso tenha havido algum tipo de internamento, levar também

Se você preferir, essa perícia poderá ser agendada pessoalmente num posto do INSS ou ligando no número 135, que funciona de segunda a sábado, das 07 às 22 horas.

Porém, aconselhamos o agendamento de sua Perícia Médica por Tendinite, através da internet. Hoje ficou mais fácil rápido e seguro. Você agenda sem sair do conforto de sua casa e sem precisar se deslocar. 

Como Passar na Perícia Médica Para Tendinite?

Se todos os quesitos para perícia médica tendinite forem observados conforme listados abaixo, certamente você será aprovado na sua Perícia Médica por Tendinite:

  • Estar realmente incapacitado para o exercício de suas atividades laborais;
  • Chegar no horário agendado com 15 minutos de antecedência;
  • Levar sua documentação organizada e em bom estado de conservação. Arrumar os exames, laudos e relatórios em ordem cronológica;
  • Responder as perguntas realizadas pelo perito com clareza e coerência;

Por Quanto Tempo a Tendinite Afasta do Trabalho?

O tempo de afastamento concedido para o segurado acometido de tendinite dependerá do resultado de sua Perícia Médica por Tendinite.

Na perícia médica, o perito irá definir este tempo de afastamento. Existem tendinites que são tão severas que o trabalhador se aposenta por invalidez permanente.

Perícia Médica Para Tendinite

Qual Valor Recebo Se For Afastado?

O valor a ser recebido como benefício da previdência social por se encontrar incapaz para suas atividades laborais, irá depender do resultado de sua Perícia Médica por Tendinite.

Normalmente a tendinite ou LER – Lesão por esforço repetitivo tem relação com sua atividade de trabalho. Se você adoeceu em decorrência de sua atividade laboral, o benefício a ser pago pela previdência social é 100% de sua última remuneração ou do seu salário de contribuição.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado a ver como é simples o agendamento de sua Perícia Médica por Tendinite junto ao INSS. Não perca Tempo!  Aproveite e acesse nosso blog → Guia de Previdência Social e veja outros artigos.