Skip to content

Previdência Social NIT – Descubra aqui o que é!





Por que a Previdência Social – NIT é tão importante?

Se você tem interesse em um dia pendurar suas chuteiras e desfrutar dos frutos do seu trabalho, ou, sente-se preocupado caso sofra um acidente e não consiga mais trabalhar, você não pode mais perder tempo sem saber como contribuir com a Previdência Social – NIT.

Você sabia que mesmo sem registro em carteira você pode ter direitos aos benefícios da Previdência Social – NIT?

Ficou curioso? Continua lendo que vamos te revelar como.

Site da Previdência Social NIT
Site da Previdência Social NIT

Previdência Social NIT, O Que Significa?





O número de inscrição do trabalhador, mais conhecido como NIT, é atribuído ao trabalhador que nunca trabalhou com carteira assinada, mas, que mesmo assim, deseja usufruir dos benefícios da Previdência Social.

O indivíduo nessa condição pode se inscrever como filiado (pessoa que contribui de forma obrigatória ou facultativa com a Previdência Social).




Qualquer pessoa com no mínimo 16 anos pode se inscrever como:

  • Contribuinte individual (Autônomo)
  • Empregado Doméstico
  • Segurado Especial
  • Facultativo

A partir da inscrição na Previdência Social – NIT o cidadão passa a ter obrigações de pagamento mensal através de uma guia da previdência social NIT (GPS), porém, caso necessite, tem direito aos benefícios como:

  • Auxílio Doença ou acidente
  • Salário Maternidade
  • Pensão por morte
  • Aposentadoria

Já à pessoa que trabalhou em um emprego formal foi-lhe atribuída um número diferente, o PIS (Programa de Integração Social), esse número é gerado no primeiro emprego com carteira assinada.

Nesse caso, quem já está inscrito na Previdência Social PIS não precisa se cadastrar no NIT, podendo utilizar o mesmo número.

Quem, porventura, contribua com a Previdência Social NIT e comece a trabalhar com carteira assinada, o empregador precisa fazer a inscrição do empregado no PIS, para que o mesmo possa ter direito ao FGTS.

Previdência Social NIT: Como Consultar?

Se você quer consultar suas contribuições é possível consultar o extrato previdenciário, com informações do empregador, período trabalhado, contribuições individuais, etc.

Para isso, basta acessar as informações no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) no site da Previdência Social NIT, na opção: Meu INSS, efetuar o cadastro e criar uma senha de nove dígitos, depois selecionar a opção extrato previdenciário CNIS e solicitar a emissão do documento.

Nas agências do INSS também é possível obter o extrato, mediante ao um agendamento feito no portal – Meu INSS.

Quem for correntista da Caixa Econômica ou Banco do Brasil pode realizar a consulta pelos canais digitais disponibilizados pelos dois bancos.

Para consultar seu número NIT, no site do CNIS, existe uma opção clicando nos ícones Cidadão/ Filiado/ inserir seus dados e clicar continuar, o número aparecerá na parte superior da tela.

Previdência Social NIT

Preciso Gerar Meu Número NIT, o Que Fazer?

Fazer sua inscrição na Previdência Social NIT como filiado é muito fácil, para isso você precisa atender aos requisitos:

  • Não estar inscrito em outros programas como PIS/PASEP ou NIS
  • Ter no mínimo 16 anos
  • Se inscrever em uma das categorias: Contribuinte individual (Autônomo), Empregado Doméstico, Segurado Especial ou Facultativo.
  • Informar a atividade exercida

Acesse o site previdência social inscrição do NIT e após ser direcionado para o site do CNIS selecione a opção Cidadão/ Filiado e cadastre seus dados.

Entre Em Contato Com o Telefone da Previdência Social!

Ainda ficou com dúvidas? Não tem problema, você pode entrar em contato com a central de atendimento INSS pelo telefone 135, com a previdência social Niterói – telefone: (21) 2707-7570/ (21) 2728-8400, ou acesse o site www.previdenciasocial.gov.br/nit.

Confira mais informações no vídeo, e acesso o site Guia de Previdência Social: