Skip to content

Extrato INSS




Extrato INSS –  Todos os meses, os trabalhadores têm parte de seus salários descontados de sua folha de pagamento por meio do INSS.




Se a pessoa estiver empregada de acordo com as leis da CLT, a contribuição INSS é descontada automaticamente.

Se for um contratado independente, ele dedicará parte de seu salário ao INSS como contribuinte individual.

Por isso aprenda neste artigo:

Extrato INSS Dataprev

O Dataprev tornou-se o principal dono de dados sociais sobre os cidadãos no Brasil, coletando informações por mais de quarenta anos para subsidiar pedidos de pensão para o governo.



  • O uso desses dados pode ser expandido para fornecer novas ferramentas para ajudar a política e ajudar o governo a otimizar o uso de seus recursos.
  • A empresa é vinculada ao Ministério da Fazenda e possui total autonomia, tanto no âmbito financeiro, quanto no âmbito administrativo.
  • Hoje, o extrato inss dataprev é referência em sua forma de coletar, tratar e armazenar o enorme volume de dados disponíveis em seu banco.
  • Sua sede está localizada em Brasília, mas outros cinco estados brasileiros possuem unidades, além de possibilidade de acesso ao sistema em todo o país.


Em suma, o Dataprev está diretamente relacionado ao cidadão que deseja consultar seu Extrato de Pagamento do INSS, além de muitos outros serviços.

Consulta Extrato INSS

Se você deseja consultar seu dataprev extrato  INSS, existem alguns passos simples que devem ser seguidos.

Esse ato permite àqueles que pagam por seus benefícios a documentação e acesso aos lançamentos referentes a ele.

– A consulta pode ser feita presencialmente caso o beneficiário vá até uma agência do INSS, mas existem também outras opções.

– Atualmente, a consulta do Extrato INSS, pode ser feita no conforto da sua casa e até mesmo através de dispositivos móveis.

– Outro ponto positivo uma vez que se tem acesso à internet é que essa consulta também pode ser feita de forma gratuita, simplesmente acessando o site do Dataprev. Confira o passo-a-passo:

  • Acesse o site do Dataprev
  • Nesta aba, você verá a opção “como consultar recurso de benefício”;
  • Clique em “consulte agora seu recurso”;
  • Um formulário se abrirá na tela e, através do preenchimento dos dados solicitados, você terá todas as informações sobre seu extrato.

Caso não deseje fazer a consulta online ou ainda tenha ficado com alguma dúvida em relação a seu Extrato de Pagamento do INSS, você pode ligar no número 135 e falar com um de seus atendentes das 7h às 22h!

Extrato INSS

Consulta Benefício INSS

extrato dataprev

Além da opção de telefonar no 135 ou dirigir-se até uma agência INSS, você pode consultar seu Extrato INS em termos de benefícios também online e sem precisar se locomover.

      • Para isso, acesse o site do INSS
      • Na aba de serviços, localizada no canto esquerdo da página, você terá acesso a uma opção de “consulta de situação de benefício”. Clique nela.
      • Uma nova janela se abrirá e você poderá escolher entre as opções “acompanhar pedido” ou “resultado de perícia”;
      • Para ter acesso a essas informações, insira seus dados, que incluem o número do benefício, data de nascimento e o nome do beneficiário.
      • Adicione também o código ou captcha requisitado, clique em “visualizar” e pronto!

    Extrato INSS 2018

    Independentemente de se tratar de pensão benefício ou aposentadoria, efetuar a consulta de seu Extrato do INSS é muito importante se você deseja ter acesso a todas as datas exatas em que seu pagamento foi feito.

    – Esse documento é um direito do cidadão e permite também que, além de se estar ciente dos pagamentos, também é possível comprová-los caso necessário. É importante saber fazer sua consulta extrato inss dataprev para não perder os prazos e resultados.

    – Finalmente, é importante saber que o Extrato de Pagamento do INSS não é importante apenas para o cidadão, mas também para o órgão.

    Extrato INSS Para Imposto de Renda

    O cidadão que for realizar a declaração do imposto de renda necessita, precisamente, do Extrato INSS para isso.

    Isso acontece uma vez que em muitas situações se faz necessária a correção de alguns valores, sendo possível ter acesso a ele, conforme visto, diretamente do conforto de seu sofá.

    – Na hora de fazer qualquer tipo de retificação em seu imposto de renda, seja você um pensionista ou um aposentado, o Extrato do INSS pode ser fundamental.

    – Além disso, até mesmo as pessoas que são isentas do pagamento do INSS devem ter em seus impostos de renda a declaração e comprovação de seus pagamentos.

    Agora que você já sabe que é muito simples emitir seu Extrato INSS em uma agência do INSS ou pela internet, facilite o processo de declaração de seu imposto de renda e siga o passo-a-passo acima!

    Não se esqueça também de tirar toda e qualquer dúvida que possa surgir telefonando no número 135 e falando com o atendimento do INSS.

    extrato do inss

    Extrato INSS Beneficio

    Para consultar seu Extrato INSS benefício, os passos são muito simples. É através dele que você comprova sua renda como beneficiário!

    – Apostando na opção online você terá acesso somente ao último extrato disponível. Para consultar os anteriores é preciso ir a uma agência do INSS.

    – Você também pode consultar esse benefício através de um caixa eletrônico, colocando seu cartão na máquina e adicionando sua senha de beneficiário.

    – Pela opção online, caso deseje consultar seu Extrato do INSS e seja seu primeiro acesso, será preciso criar um novo login, o que também consiste em um processo simples e rápido.

    Tabela INSS 2018





    Essa tabela é essencial para a consulta de alíquotas, ou seja, o percentual de contribuição de cada cidadão.

    – A tabela do ano de 2018 já está atualizada. Para ter acesso a ela, consulte o site do INSS e analise-a de acordo com suas opções, que variam em beneficiários que recebem mais ou menos do que 1 salário mínimo.

    Agora que você sabe tudo sobre o Extrato INSS, use as informações e passos acima para estar sempre ciente de seus dados pessoais!

    Outros publicações

    Para Acessar Tudo Sobre o Guia Da Previdência Social Clique Aqui

    Para Saber Mais Sobre Previdência social auxílio doença consulta Clique Aqui