Skip to content

DECIFRADO – Aprenda a lidar com o Sistema SAL da Receita Federal





Conhece e sabe como funciona o Sistema SAL Receita? Veja e entenda tudo sobre.

O SAL é um sistema da Receita Federal que realiza cálculos referentes a contribuição do Guia de Previdência Social – GPS. Trata tanto de acréscimos como de atualização e até de reembolso financeiro.

Atualmente são diversos grupos de pessoas que contribuem com INSS para que futuramente de alguma forma seja um beneficiário quando precisar. Por isso, este sistema foi criado como intuito de organizar as contribuições da previdência.

Mas você sabe e conhece este sistema? Como lidar com ele ao acessá-lo? Se ainda não ou tens dúvidas não se preocupe porque ele é um site bem simples e prático e inclui serviços necessários para sua melhor servir.




E neste artigo iremos explicar tudo que você precisa saber sobre o sistema SAL da Receita.

Atente-se aos nossos tópicos:

O que é o Sistema SAL da Receita Federal?

receita sal - sistema de acréscimos legais
DECIFRADO – Aprenda a Lidar com o Sistema SAL da Receita Federal

Primeiramente vamos explicar o que é a sigla SAL. SAL é o Sistema de Acréscimos Legais, e o que significa? É referente ao cálculo de contribuições da previdência social mesmo que não venha estar atrasada.




Sejam pagamentos do benefício feitos pelas empresas, órgãos públicos, contribuidor individual, empregadas domésticas, segurados especiais, dentre outros.

A saber, o sistema SAL Receita Federal ainda faz conferência de outros acréscimos, atualiza valores, cálculos e reembolsos. Além também de oferecer consulta fácil a tabela financeira e relacionadas ao benefício do INSS.

Todavia, qualquer arrecadação feita pelo INSS e que não foram recolhidas até o vencimento podem haver juros e multas de acordo com a legislação.




Este sistema possui um site criado e organizado pela Receita o endereço é o sal.receita.fazenda.gov.br/. Assim sendo ele é bem completo, prático e fácil de entender.

Possuindo apenas informações de extrema importância e interesse sobre o cálculo de contribuição da área previdenciária.

Novidades do Site do Sistema SAL da Receita Federal

Assim como a maioria dos sites o do sistema SAL da Receita Federal estar quase sempre atualizado. E ainda conta com novidades para melhor atender o contribuidor e tirar suas dúvidas.



Dessa forma, é possível estar encontrando no site serviços referentes a guia de previdência, informações sobre cálculos e consulta de tabela.Uma das grandes novidades são os módulos disponíveis, a atualização constante nas tabelas e também dos cálculos.

sal sistema de acrescimos legais receita federal

Quais os Principais Serviços Posso Encontrar no Portal?

Em relação aos serviços que se pode encontrar no site do Sal – Sistema de Acréscimos Legais da Receita Federal, vejamos quais são os principais.

Como por exemplo, o serviço de cálculo de restituição e reembolso referente a contribuição. É só inserir os dados solicitados para ter acesso à todas informações relacionadas a restituição.

http://sal.receita.fazenda.gov.br/PortalSalInternet/faces/pages/restituicaoReembolso/formInicial.xhtml

Assim também, é permitido acesso a tabela prática a ser aplicada nas contribuições atrasadas. Desde as competências e juros.

A emissão da Guia de Previdência Social – GPS consolidada do recolhimento em atraso. Este serviço é para cálculos de contribuintes individual, segurado especial, empregada doméstica e também facultativos.

http://sal.receita.fazenda.gov.br/PortalSalInternet/faces/pages/tabelaPratica/exibirTabela.xhtml

O serviço de cálculo relativo a contribuições de empresas e órgãos públicos, o qual serve para identificação do contribuinte. Para ter acesso e emissão do GPS basta apenas selecionar a categoria e informar o CNPJ ou CEI.

http://sal.receita.fazenda.gov.br/PortalSalInternet/faces/pages/calcContribuicoesEmpresasEOrgaosPublicos/inicio.xhtml

Além disso, também existem os módulos de cálculos relacionados a contribuintes, empresas e órgãos públicos. Referentes as contribuições que estiverem em atraso.

Portanto, o acesso aos serviços pelo portal não tem complicação, bem simples, rápido e moderno. Que busca facilitar a vida do usuário e ainda também do INSS.

Entenda Sobre os Módulos do Site

No sistema SAL Receita Federal possui alguns módulos como citado anteriormente. Os quais estes são voltados para contribuintes, empresas e órgão públicos.

Dessa forma, para que possa entender melhor vamos explicar como cada um funciona e a sua importância. Sendo assim, um desses módulos é referente aos contribuintes filiados antes data de 29/11/1999. O qual tem como objetivo permitir que esses contribuintes façam os cálculos de contribuições atrasadas.

Isso vale para autônomos, empresários, empregadas domésticas, segurado especial e também para quem é do grupo facultativo. Outro módulo é o de contribuintes a partir de 29/11/1999, o qual também é permitido a realização do cálculo de contribuições atrasadas.

Já este é válido para contribuinte individual, segurado especial, empregada doméstica e ainda os facultativos e filiados. Enquanto, o último módulo se refere as empresas e equiparadas, além também dos órgãos públicos.

Sendo que o objetivo é o mesmo do já citado anteriormente, mas este é para empresas e órgãos públicos fazerem cálculos de contribuição que estejam atrasadas.

Para efetuar os cálculos dos módulos dos contribuintes é preciso apenas selecionar a sua categoria e informar o número do PIS/PASEP.

O que você achou deste conteúdo? Aproveite para saber mais acessando os outros artigos do blog e veja também o vídeo: