Skip to content

Saiba Como Agendar Perícia Médica





Se você gostaria de fazer o agendamento da Perícia Médica, obrigatória para o recebimento de diversos auxílios provenientes do INSS, porém ainda não sabe ao certo como fazer isso, fique atento a esse artigo.

Aqui explicaremos o passo a passo de como funciona e como fazer o agendamento, além de especificar quais são os documentos necessários para realizar esse procedimento.




Isso além de explorar as opções existentes: seja via internet, telefone ou até presencialmente.

Agendamento de Perícia Médica
Agendamento de Perícia Médica

Como Agendar Perícia Médica?





O agendamento é um procedimento obrigatório para a realização da Perícia Médica exigida pelo órgão do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) quando o segurado necessita receber algum tipo de auxílio.

Os benefícios que requerem a perícia médica são, dentre outros, o auxílio acidente, auxílio doença e também a aposentadoria por invalidez.

Lembrando, é claro, que cada exame é realizado de acordo com as particularidades do benefício a que o indivíduo está tentando dar entrada, além da situação do paciente em si.

O processo do agendamento é o mesmo para todos os casos, porém. Trata-se de um procedimento muito simples, possível de ser realizado por meio do telefone e da internet, além de pessoalmente, ainda que esta última não seja a opção mais indicada.

O maior problema de fazer o agendamento pessoalmente, indo até as agências do INSS, é o fato de serem ambientes comumente superlotados que geram longas esperas e filas.

Por isso, os métodos da internet e do telefone são mais rápidos, simples e eficazes e existem para melhorar a situação das agências, além de facilitar a vida do usuário.

Portanto, se você quer aprender como usar esses métodos para realizar seu agendamento, fique atento que os explicaremos a seguir!

Agendar Perícia Médica Pela Internet, Passo a Passo!

A Internet é o meio mais simples de fazer o agendamento da perícia médica exigida pelo INSS.

Para realizar o procedimento, basta acessar o site do INSS através do link a seguir: https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/agendamento/

Como faço para agendar pericia medica no inss

Depois, basta clicar no botão amarelo “AGENDAR” (como ilustra a figura abaixo), preencher seus dados e escolher o local mais próximo de você para que a perícia seja realizada.

Feito isso, um comprovante que especifica a data, o horário e o local da perícia é emitido para que você não se esqueça do seu compromisso.

Mas atenção: os agendamentos são feitos através do site do INSS, como no link acima, não no site do Dataprev. Esta última, embora seja responsável pela aplicação online que libera o seguro desemprego, não é responsável pelos agendamentos.

Já para os que desejam fazer a perícia por telefone, basta discar o número da Previdência Social, o 135. O atendimento funciona de segunda a sábado das sete da manhã às dez da noite.

Quais São Os Documentos Necessários Para Perícia Do INSS?

Para realizar a perícia do INSS, é necessário apresentar alguns documentos. Sem ele, a perícia não pode acontecer. Por isso, fique atento para não se esquecer de nenhum no dia:

  • Documento de identificação oficial com foto atual (pode ser RG, CNH ou outro);
  • Número do CPF;
  • Carteira de trabalho, carnês de contribuição e todos os documentos que comprovam pagamento do INSS;
  • Documentos médicos decorrentes do tratamento, como atestados, exames, relatórios e outros para serem analisados no dia da perícia;
  • Para o empregado: declaração assinada pelo empregador, informando a data do último dia trabalhado antes do acidente;
  • Comunicação de acidente de trabalho (CAT), se for o caso;
  • Para o segurado especial (trabalhador rural, lavrador, pescador): documentos que comprovem esta situação, como contratos de arrendamento, ou outros.

Quais Os Contatos Do INSS Para Perícia Médica?

Os contatos do INSS para Perícia Médica foram todos reduzidos ao número de telefone 135.

Embora antigamente cada estado possuísse uma linha de chamada, hoje a central de atendimento é uma só, o que facilita o acesso.

É importante lembrar que, por ser considerando um serviço de utilidade pública, as ligações feitas por meio de telefones fixos e telefones públicos (orelhões) para o número 135, não têm custos. Porém, quando feitas a partir de celular, têm custo de uma ligação local.