Skip to content

Prorrogação Auxílio Doença – Tire Suas Dúvidas!





Veja como funciona a prorrogação do auxílio doença. E quais são os requisitos necessários para ter acesso a esse benefício.

Em se tratando de assuntos relacionados a Previdência Social, há sempre novas mudanças ocorrendo. Uma dessas mudanças nos últimos anos, foi a aprovação do Governo Federal de novas regras para a prorrogação auxílio doença. 

Dessa forma, caso o trabalhador que já esteja recebendo o benefício do auxílio doença, mas ainda não se sinta apto a voltar a exercer suas funções de trabalho, é possível solicitar a prorrogação auxílio doença pelo INSS.  

No entanto,  para solicitar a prorrogação é necessário seguir uma série de exigências, que foram estabelecidas pelo Governo federal, a fim de minimizar fraudes. E fazer com que apenas pessoas que de fato tenham direito, possam receber o benefício. 




No artigo de hoje, vamos te ajudar a saber como prorrogar auxílio doença no INSS, e ainda esclarecer suas principais dúvidas relacionadas ao assunto. 

Acompanhe a seguir, quais serão os temas abordados ao longo desta leitura: 

Pedido de Prorrogação de Auxilio Doença
Pedido de Prorrogação de Auxilio Doença

Continue acompanhando nosso conteúdo e se mantenha bem informado sobre este assunto.

O Que é a Prorrogação do Auxílio Doença?





A prorrogação do auxílio doença, é um serviço que pode ser solicitado pelo trabalhador, que já esteja recebendo o benefício do auxílio doença. 

Seja ele funcionário de empresa privada, empregado doméstico, e até mesmo autônomo ou  microempreendedores individuais

Caso esteja se aproximando o período final de concessão do benefício, e o trabalhador ainda não se sinta em condições de voltar a serviço por algum motivo, é possível solicitar o pedido de prorrogação de auxílio doença pelo INSS.

Como Solicitar a Prorrogação de Auxílio Doença?

Para entrar com o pedido de prorrogação de auxílio doença e continuar recebendo o valor do benefício, é necessário entrar com a solicitação de prorrogação, nos últimos 15 dias do benefício. 

 Através do telefone 135 da Previdência Social, indo pessoalmente a uma agência do INSS. Ou ainda, solicitar a prorrogação através do Portal do INSS: 

  • Acesse: https://meu.inss.gov.br/central/#/agende-pericia
  • Clique na opção “ Agendar Prorrogação”

Prorrogação do Auxílio Doença

  • Você será direcionado ao sistema do Dataprev  para a prorrogação auxílio doença.
  •   E insira os dados solicitados, para realizar o agendamento  de prorrogação auxílio doença, através de uma nova perícia. 

É importante levar no dia da perícia médica, os documentos para a prorrogação auxílio doença. Como RG, CNH ou outro documento original com foto. 

E também o número do CPF, e  todos os exames médicos, laudos e relatórios que comprovem a incapacidade de trabalho, para serem analisados. 

Caso não compareça à perícia, o beneficiário tem até 7 dias para remarcar uma nova perícia, diretamente na unidade do INSS que foi agendado. 

Pedido de Prorrogação Indeferido, O Que Quer Dizer?

Depois de analisar os laudos e exames médicos, caso o médico do INSS atestar que a pessoa já está capaz de trabalhar, o pedido pode ser indeferido, ou seja, a  prorrogação de auxílio doença foi negada.

Após  ver resultado pedido prorrogação auxílio doença, e o benefício for negado, é possível entrar com o Pedido de Reconsideração (PR), é um documento que pede uma nova avaliação médica de qualquer perito do INSS. O prazo para entrar com o este pedido é de até 30 dias.  

Ou ainda entrar com uma  ação prorrogação auxílio doença, na justiça, em casos mais específicos. 

Quantas Vezes Posso Pedir Prorrogação do Auxílio-Doença?

A principal mudança que o Governo Federal determinou  nos últimos anos foi, se ao pedir a prorrogação auxílio doença previdenciário, o INSS não tiver uma data para a perícia médica dentro de 30 dias. 

A prorrogação auxílio doença será automática, isso será possível após duas tentativas. Na terceira tentativa, o beneficiário terá que passar obrigatoriamente por uma perícia médica para comprovar o direito ao benefício. 

Nesse período da  prorrogação auxílio doença pagamento, do benefício continua sendo feito. 

Para saber mais sobre o assunto, acompanhe mais informações em nosso blog→ Guia de Previdência Social e veja também o vídeo: