Skip to content

Como Fazer a Consulta do Extrato do Seu Benefício INSS





A Consulta do Extrato do Benefício INSS é fácil de fazer, e se você chegou até aqui, consequentemente irá aprender como funciona.

Basicamente, para consultar extrato do benefício do INSS você precisa apenas ter um aparelho conectado à internet. A mobilidade chegou até a Previdência Social e com isso o cidadão só tem a ganhar.

Neste artigo vamos falar principalmente sobre como consultar extrato do benefício do INSS, e como esta facilidade pode mudar sua vida.



Dentre o artigo vamos repassar inúmeras informações. Diante disto, escolhemos alguns tópicos para serem discorridos ao longo do texto, veja quais são:


consulta beneficio inss extrato
Sendo assim, fique atento a todas as informações do artigo, e entenda tudo sobre a consulta de benefícios do INSS e extrato.



Realize o Cadastro no Portal Meu INSS e Faça a Consulta do Benefício no INSS

Para fazer a consulta da situação do seu benefício no INSS com extrato deve ter acesso ao Portal Meu INSS. Ou seja, consultar extrato do benefício no inss.com .

Este portal é uma ferramenta com o objetivo de acessibilidade e rapidez, podendo fazer consultas diárias do extrato benefício do INSS.

Então em primeiro lugar você já sabe, para consultar extrato benefício mensal no INSS, precisa aprender a cadastrar-se no Portal Meu INSS.

O Portal Meu INSS permite a realização tanto de agendamento quanto de consulta de benefício do INSS como o extrato.

Veja abaixo, como é fácil fazer o cadastro no Portal Meu INSS. Acompanhe!

Passo 1 – Acesse a página do Portal Meu INSS no link https://meu.inss.gov.br

Cadastro no Portal Meu INSS

Passo 2 – Clique no lado superior direito da página no ícone de usuário.

Cadastro no Portal Meu INSS 02

Passo 3 – Por fim, tenha acesso a uma página de login e cadastro, preencha todos os dados solicitados e confirme sua inscrição com sucesso.

Cadastro no Portal Meu INSS 02

Passo 4 – Para finalizar o seu cadastro, no último passo é necessário ligar no número 135, de forma gratuita e então seguir os passos do atendimento automático, confirmando seu cadastro como usuário.

Viu como é fácil? Agora com o cadastro você pode fazer a consulta do extrato de pagamento do benefício do INSS.

Além disso, precisamos salientar sobre outros serviços e consultas que podem ser realizados no Portal Meu INSS. Acompanhe:

  1. Carta de Concessão de benefício
  2. Consulta de Declaração de Benefício
  3. Declaração de Regularidade
  4. Serviço de agendamento de atendimento à Previdência
  5. Agendamento de Perícia Médica tanto para Aposentadoria, Auxílio Doença assim como Invalidez
  6. Localização de Agências
  7. Consulta de Revisão de Benefícios

Acesse o Portal Meu INSS e Baixe o Extrato do Seu Benefício

O INSS tem a consulta do extrato do benefício e como entendemos até aqui, isso é feito através do Portal Meu INSS.

Contudo, você pode acessar e então fazer a consulta do benefício do INSS com extrato completo.

Em primeiro lugar, você deve fazer o login ou realizar cadastro, como ensinamos anteriormente. Caso você não tenha lido, volte para o tópico acima. Em seguida, você tem acesso livre ao sistema e poderá consultar o extrato INSS do seu benefício.

Em suma, selecione no sistema a opção “Extrato de Pagamento de Benefício”, localizado ao lado esquerdo da página, e desta forma emita o documento. Além disso, você pode ter acesso ao relatório de pagamentos da Previdência.

Neste documento é possível ter acesso as contribuições do trabalhador ao INSS, assim como também informa os dados das empresas e os valores contribuídos.

Consequentemente com este relatório da consulta de extrato do seu benefício, é possível somar todo o seu tempo de contribuição e verificar o tempo faltante para a aposentadoria.

Uma outra opção interessante é a possibilidade de imprimir todo extrato do INSS através do Portal. Em suma, você ainda pode fazer a consulta do INSS do seu benefício e extrato de forma presencial.

Dirija-se a uma das agências de atendimento do INSS para isso. Mas, lembre-se de aproveitar as oportunidades e fazer tudo de forma prática e online.

Fique Atento! Consulte Sempre a Situação do Seu Benefício

A consulta da situação do benefício é fundamental, principalmente saber como consultar o extrato dos benefícios do INSS.

A consulta do extrato do benefício no INSS é importante, principalmente para estar atento se todas as regras estão sendo seguidas, no caso da pessoa física.

Através da consulta de extrato é possível saber a previsão de FGTS e também se o fundo está sendo depositado corretamente.

Você cidadão que é inscrito no INSS, saiba que tem direito de realizar a consulta do extrato do benefício no INSS. Garanta seus direitos e usufrua-os! Ainda, é garantida a gratuidade deste serviço para o cidadão.

Se você ainda permanece com dúvidas, indicamos que leia sobre o funcionamento da Previdência Social e tudo que ela oferece no artigo  → Guia da Previdência Social.

Além disso, pode entrar em contato com a Previdência social e informar-se melhor sobre a consulta extrato benefício INSS para empresas ou pessoas físicas.

  • O telefone para contato da Previdência é o 135.

Dificuldades de Acesso? Busque uma Agência da Previdência Perto de Você

Sendo assim, conseguimos ler no artigo que inúmeros serviços podem ser feitos através da internet, principalmente quando é necessário realizar a consulta ao benefício do INSS e extrato.

Entretanto, a rede de atendimento do INSS possui diversos canais de acesso disponibilizados à população, um exemplo são as unidades de atendimento fixas e móveis.

Você pode encontrar uma agência de atendimento da Previdência perto de você usando o site do Data Prev. http://www010.dataprev.gov.br/enderecoaps/mps1.asp

O atendimento presencial ainda é muito utilizado, principalmente em cidades pequenas. Descubra a agência mais perto de você e faça uma visita, busque por informações e serviços!

Por fim neste artigo tivemos acesso a muitas informações, desde a consulta do extrato do benefício até mesmo sobre as agências presenciais de atendimento.

Desta maneira, você pode compartilhar nas redes sociais e informar ainda mais pessoas, que por ventura não devem saber destes serviços da Previdência.

Para saber mais sobre a Previdência Social, te convidamos a ler por completo o nosso  → Guia da Previdência Social.

Para finalizar, assista ao vídeo abaixo e saiba mais!