Skip to content

Como Pagar INSS Atrasado? Saiba Como Agora!





Veja como pagar o INSS atrasado, e dessa forma manter em dia o seu benefício. 

Manter as contribuições do INSS em dia são fundamentais para ter acesso aos benefícios previdenciários (aposentadoria, salário maternidade, pensão, entre outros).

No entanto, algumas das situações que ocorrem regularmente são de pessoas acabam esquecendo de pagar os valores do INSS mensalmente. 

Ou até mesmo, pessoas que passam por uma situação financeira complicada e  encontram dificuldades de continuar contribuindo durante anos, e com isso, deixam de pagar a guia do INSS. 




E ambos os casos, podem acabar perdendo o direito aos benefícios da previdência. 

Nesse sentido, uma das perguntas mais frequentes para quem deseja regularizar a situação é: “ Como faço para pagar INSS atrasado?”.

Este é assunto que gera bastante dúvidas. E por isso, ao longo deste artigo, vamos ajudar você a entender em quais situações é possível e como pagar o INSS atrasado.

Acompanhe as informações que iremos abordar ao longo desta leitura: 

Pagar INSS Atrasado
Pagar INSS Atrasado

Quer saber mais sobre este assunto? Então não deixe de acompanhar nosso artigo.

Como Pagar INSS Atrasado?





Antes de saber como pagar o INSS atrasado, é importante que existem regras e requisitos específicos que precisam ser cumpridos:

Quem pode pagar o INSS atrasado?

  • Contribuinte facultativo: Para quem efetua o pagamento do benefício como contribuinte facultativo e está em atraso. É possível pagar INSS atrasado de um mês, até o período máximo de 6 meses.
  • Contribuinte Individual: Já para quem faz o precisa pagar INSS atrasado de autônomo, período máximo é para pagar INSS atrasado é de 5 anos. Nesse caso,  se você tiver interesse em como pagar INSS atrasado a mais de 5 anos, é necessário comprovar exercício de atividade durante este período. Indo a uma Agência da Previdência Social.   

Quando não é vantagem pagar INSS atrasado?

Há casos, em que mesmo que você tenha interesse em pagar, não é vantagem efetuar os pagamentos em atraso. Pois para ter acesso aos benefícios previdenciários,  basta comprovar que exerceu atividade. Veja quais são esses casos:

Como recolher INSS atrasado como autônomo, que tenha prestado serviços para pessoa jurídica. Ou ainda, quem atuou como trabalhador rural antes de 1991, ou para quem trabalha sem estar registrado.    

Como Pagar INSS Atrasado de Autônomo?

Tanto para quem queira pagar INSS atrasado como autônomo,

ou queira pagar INSS atrasado como facultativo, é possível ter  como pagar INSS atrasado pela internet: 

  • Basta acessar o site do Sistema de Acréscimos Legais (SAL), da Receita Federal,  (http://sal.receita.fazenda.gov.br)
  • Escolher entre um dos módulos disponíveis: A primeira opção é Contribuintes filiados antes de 29/11/1999. Ou escolher a segunda opção Contribuintes filiados a partir de 29/11/1999.

INSS Atrasado

  • Em seguida, basta selecionar a categoria que você se enquadra. 
  • Inserir o Número do NIT/PIS/PASEP
  • E confirmar 

Como Pagar INSS Atrasado

Após entrar no sistema, basta emitir a guia para pagamento com os valores atualizados e efetuar o pagamento dentro do prazo estabelecido.

Onde Calcular Meu INSS Atrasado?

O próprio sistema do SAL pela internet (http://sal.receita.fazenda.gov.br) costuma calcular INSS atrasado Contribuinte Individual e de outros contribuintes. 


Em casos onde não seja possível emitir a guia para pagamento em atraso é possível ir ao Centro de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal

Como Recolher INSS Atrasado de Empresário?

O processo de como pagar INSS atrasado de empresa, é bem semelhante: 

  • Acesse o site: (http://sal.receita.fazenda.gov.br)
  • Selecione a terceira opção: Empresas e Equiparadas e Órgãos Públicos
  • Escolha a opção CNPJ ou CEI e digite os dados 
  • E clique em confirmar.

Sistema de acréscimo

  • Na sequência, basta emitir a guia para pagamento com os valores atualizados e efetuar o pagamento dentro do prazo estabelecido.

Aproveite nossas dicas acessando o blog → Guia de Previdência Social e veja também o vídeo e saiba mais: