Skip to content

Quer Agendar Atendimento Para Auxílio doença? Saiba Como!

Agendar auxílio doença pode parecer uma tarefa difícil para algumas pessoas que necessitam do benefício. Por isso,  o intuito deste artigo é informar sobre como fazer o agendamento do auxílio doença.



Assim como também, realizar a consultas, agendamento auxilio doença e  o prazo para agendar auxilio doença.

Além disso, vamos te ajudar a entender melhor o que é este benefício e como fazer o agendamento de perícia para auxilio doença. Fique atento.




Desta forma, para sua leitura fluir de maneira simplificada, elencamos os principais tópicos para respondermos suas dúvidas, veja quais são:

agendar auxilio doença
Quer Agendar Atendimento Para Auxílio doença? Saiba Como!


Por fim, atente-se ao decorrer do artigo e saiba tudo em primeira mão e de maneira verdadeira, sobre o auxílio doença, assim como a melhor maneira de agendar auxílio doença.



 Como Funciona o Benefício de Auxílio Doença

Antes de mais nada, até mesmo de entender como agendar perícia de auxílio doença no INSS, precisamos entender o que é este benefício e como ele funciona.

Basicamente o Auxílio-Doença é um benefício da Previdência Social, concedido pelo INSS às pessoas que ficarem incapacitadas para o trabalho ou atividade laboral por mais de 15 (quinze) dias.

Muitas pessoas conhecem este benefício como “encosto”. É muito comum vermos falar em empresas que depois de 15 dias de atestado, a pessoa ficará “encostada”. Ou seja, essa é a forma de tornar-se um beneficiário do auxílio doença.

Para agendar o auxílio doença o trabalhador deve entender que ele é um benefício de caráter provisório. Além disso, deve ser mantido pelo tempo necessário de recuperação do segurado.

Entretanto, o segurado tem por responsabilidade submeter-se a avaliação médica por parte da Previdência Social, para que seu benefício de auxílio doença seja mantido ou cancelado.

Como Solicitar o Benefício de Auxílio Doença

O agendamento no INSS do auxílio doença só pode acontecer depois que a solicitação do benefício for feita, isto geralmente é realizado pela empresa da qual o trabalhador atua.

Em casos de pagamento de colaboração ao INSS individual, o beneficiado também tem acesso ao auxílio doença.

Todavia, para solicitar o benefício e agendar perícia no INSS para o auxílio doença, é necessário cumprir alguns requisitos básicos perante a Previdência Social – INSS.

Veja quais são:

  • Possui a incapacidade para o trabalho ou atividade laboral
  • Ter realizado o cumprimento da carência
  • Ter qualidade de segurado

Os requisitos devem estar presentes no momento da perícia do auxílio doença e ser comprovado pelo médico laboral.

Consequentemente, você deve entender como funciona a solicitação do agendamento de auxílio doença no INSS, veja como é:

  1. Acesse ao site da Previdência Social
  2. Informe os dados solicitados na imagem
  3. Clique em confirmar.

Veja na imagem abaixo um exemplo.

Como Solicitar o Benefício de Auxílio Doença

  1. Para continuar com a solicitação, escolha a agência da Previdência Social da sua preferência e mais perto de você para concluir o agendamento auxílio doença no INSS.

Como Solicitar o Benefício de Auxílio Doença 02

  1. Para finalizar, preencha corretamente os dados solicitados pelo sistema e conclua o agendamento do auxílio doença na Previdência Social

Como Solicitar o Benefício de Auxílio Doença 03

Sendo assim, você acabou de concluir o agendamento de auxilio doença no INSS.

Agende Sua Perícia para Auxílio Doença

Para garantir seu direito de beneficiário, é necessário entender também como funciona o agendamento de perícia para o auxílio doença.

Desta forma, vamos te ensinar neste tópico como garantir agendamento de requerimento de auxilio doença.

Em primeiro lugar durante a perícia o trabalhador irá passar por uma série de exames, dos quais comprovarão a aprovação do uso do benefício.

Basicamente o pedido de agendamento de perícia para auxílio doença pode ser feito através da internet, o que é imensamente mais fácil e acessível.

O agendamento para perícia de auxilio doença se dá primeiramente pela comprovação do direito do benefício.

Para isso, basta seguir aos requisitos citados no tópico anterior. Caso não tenha visto, volte um pouco texto e saiba quais são as regras necessárias.

Você deve acessar ao site da Previdência Social – Auxílio Doença e ter acesso ao agendamento.

Acesse o site oficial: https://www.inss.gov.br/beneficios/auxilio-doenca/

Na página de acesso, você clicará em “Solicitar benefício” e preencher todos os dados solicitados pelo sistema, correta e claramente.

Para agendar prorrogação do auxílio doença, o processo é o mesmo. O que deve ser levado em consideração é que você já possui o cadastro e login para entrar.

No sistema, deve clicar em “prorrogação”. Simples e rápido através do site da Previdência Social.

Se eventualmente o segurado não puder comparecer à perícia médica no dia e hora agendados, deve solicitar a remarcação, disponível uma única vez, até três dias antes da data agendada.

Esta solicitação de prorrogação deve ser feita através da Central 135 ou diretamente em uma Agência da Previdência Social.

Consulte o Resultado da Perícia

Posteriormente, depois de concluir o agendamento do recurso de auxilio doença e ainda comparecer a perícia, é necessário estar por dentro do resultado proposto do seu benefício.

A consulta de perícia médica do auxílio doença pode ser feita de forma simplificada através da internet. Primeiramente você deve acessar ao endereço eletrônico do INSS – https://www.inss.gov.br/ .

Após esta ação, clique na lateral onde está escrito “Todos os serviços”. Consequentemente escolha a opção “Consulta de situação de benefício”.

Agora é o passo final, basta clicar em “Resultado da Perícia” e ter acesso a confirmação ou não do seu auxílio doença.

Em suma, é necessário ter sempre em mãos os seguintes documentos:

  • Comprovante de Resultado do Benefício;
  • Número de Benefício
  • Data de Nascimento completa
  • Nome completo
  • Número completo do (CPF).


Atente-se a detalhes como estes, que são fundamentais tanto na hora do agendamento de auxílio doença no INSS quanto no resultado do mesmo.

Localize uma Agência de Sua Região

Contudo, pudemos ver o quanto é importante ter acesso a todas as informações corretas sobre o auxílio doença.

Consequentemente, como você precisa participar de uma perícia, deve deslocar-se até um posto de atendimento da Previdência Social mais perto de você.

Se sua empresa não puder lhe ajudar neste caso, você deve saber que existe a possibilidade de pesquisa dos locais.

Em primeiro lugar, você pode ligar para o número 135 da Previdência Social e informar seu endereço, para que desta forma o atendente passe o local mais próximo de você.

Para encontrar uma agência de atendimento, você deve acessar ao link “Encontre uma agência” no site da Previdência Social.

https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/rede-de-atendimento/

Você será direcionado ao Portal Meu INSS e contará com um leque de opções de pesquisa, cadastro assim como informações relevantes.

Por fim, aprendemos basicamente sobre como funciona o auxílio doença e qual a melhor maneira de fazer o agendamento no INSS do auxílio doença.

Desta maneira, compartilhe este artigo nas suas redes sociais, e informe ainda mais pessoas sobre os direitos do cidadão com o benefício.

Se você ainda tem dúvidas sobre como funciona o INSS, convidamos você a ler na íntegra o artigo Guia da Previdência Social.

Para finalizar, assista o vídeo abaixo e complemente as informações repassadas sobre como agendar o auxílio doença.