Skip to content

Meu INSS

O Meu INSS é uma ferramenta que é garantida pela Previdência, a qual faz a simulação da aposentadoria do indivíduo por tempo que ele teve de contribuição ou pela sua idade.




Além disso, o Meu INSS ainda disponibiliza outros tipos de serviços, como o cálculo do salário maternidade, o extrato previdenciário e o de empréstimo consignado, o histórico de crédito de benefício, os resultados de perícia médica, o extrato de imposto de renda, a carta de concessão, entre outros.

Assim, pelo Meu INSS você tem todo o acesso gratuito através da versão web, além ainda de encontrar as informações disponíveis em dispositivos mobile, como para Android e IOS (iPhone).

extrato dataprev

Meu INSS o Que é Preciso Para Pagar





O Meu INSS ainda garante que você solicite agendamentos de protocolo de requerimento até a perícia para ter algum dos benefícios que são oferecidos, onde todos os serviços são garantidos gratuitamente e de uma maneira bastante simples.

Assim, para a realização das consultas e solicitação dos serviços, você deve primeiramente cadastrar com o seu CPF, nome completo, data de nascimento, nome da sua mãe e estado onde nasceu.

Pode-se dizer então que o Meu INSS apresenta bastante de prós, como a interface intuitiva, diversos recursos garantidos que atende a maior parte da população brasileiro e, por fim, uma ferramenta totalmente gratuita.



Como Consultar Meu INSS Online

Primeiramente, é importante dizer que o INSS é uma autarquia do Governo Federal que está subordinado ao Ministério da Previdência Social, sendo criado em 1990 e administra todas as contribuições de previdência social aos trabalhadores brasileiros.

Dessa forma, com o Meu INSS, tudo facilitou a vida do trabalhador, o qual foi criado através do Governo Federal por meio do Ministério da Previdência Social, onde nessa página o contribuinte pode ter acesso a diversas informações e consultas de muitos serviços do INSS.

Assim, após a realização do cadastro, a consulta dos benefícios e dos serviços é algo bastante simples, onde do lado esquerdo da página você tem todas as informações que você pode clicar para conhecer os seus benefícios de uma maneira gratuita.

Portanto, no Meu INSS, o segurando encontra o extrato INSS, o qual é um local em ele encontra todas as contribuições realizadas até o momento atual para a previdência social, além ainda de encontrar o histórico de créditos, em que o indivíduo encontra as informações sobre o pagamento de benefícios.

Com isso, através da página, ele encontra a Carta de Concessão do Meu INSS os Serviços de Consulta de Revisão de Benefício, caso o contribuinte ter conhecimento sobre o seu pedido de revisão de algum benefício.

Além disso, na Declaração de Regularidade do Contribuinte Individual, o segurado consegue ainda solicitar a documentação que comprova que a sua situação cadastral e contribuição previdenciárias estão em dia.

O beneficiário também pode realizar a consulta CNIS, onde ele fica sabendo sobre o saldo das contribuições para o seguro social, em que o acesso mais comum ao portal é através de um dispositivo móvel ou um computador.

Como Pagar Meus INSS Atrasado

Em relação sobre como pagar meu INSS atrasado, o histórico de pagamento é um documento o qual comprova a renda do beneficiário, mostrando detalhadamente todos os valores e as datas de pagamento do benefício.

Assim, por meio da internet, ele consegue emitir o último extrato disponível, e para períodos anteriores ele deve procurar uma agência do INSS.

Portanto, esse e outros tipos de serviços do INSS estão todos disponíveis no site meu.inss.gov.br, onde você acessa o link e se cadastra rapidamente. Mas, em caso de dúvidas você ainda pode ligar para a Central de Atendimento pelo número 135.

Quando Sacar Meu INSS

No caso sobre quando sacar Meu INSS, quem poderá fazer o saque do benefício são somente os segurados que apresentam acima de 16 anos de idade, ou que realizam o recebimento por meio de tutores, procuradores ou representantes legais.

Dessa forma, pode-se dizer que o cartão do INSS é pessoal e intransferível, e para saber quando sacar ele deve seguir os seguintes passos:

  • É necessário ir até uma Agência Caixa, juntamente com o documento de identificação com foto, ou seja, o RG, CNH, Carteira de Trabalho, entre outros, além ainda de conter consigo o seu número de inscrição no PIS/PASEP.
  • O indivíduo deve ainda conter o seu cartão magnético da Previdência Social.
  • O titular é quem deve sempre realizar o saque, e caso não haja disponibilidade, ele deve enviar um procurador nomeado por ele e autorizado pelo INSS.
  • É necessário apresentar o cartão magnético, um documento com foto e digitar a senha cadastrada pessoal.
  • Por fim, é realizado o saque e pronto.

Geralmente, o indivíduo possui até 60 dias para poder retirar o dinheiro do benefício com o seu cartão, e em um primeiro momento, o cartão é garantido gratuitamente pela agência responsável, mas caso ele perca ou necessite de troca, o valor é descontado do próprio benefício.

meu inss

Porque o Meu Benefício do INSS Foi Bloqueado

Em muitos casos os benefícios do INSS são bloqueados, suspensos ou cancelados pela Previdência Social, e caso você esteja passando por alguma dessas situações, é necessário que aprenda a resolver.

Em relação a um benefício do INSS suspenso, pode-se dizer que isso é algo ruim, pois os valores deixam de cair na sua conta e você torna impossibilitado de realizar o saque.

Geralmente, a suspensão, cancelamento ou bloqueio do INSS significa que você provavelmente ficou muito tempo sem realizar o pagamento do seu benefício, e com isso, ele pode ser suspenso da Previdência Social.

Já o bloqueio do benefício do INSS é geralmente realizado como uma questão de segurança e, por isso, se você necessita ficar aproximadamente dois meses sem sacar o valor, é necessário que você compareça em uma agência da previdência e faça a comunicação.

Portanto, o Meu INSS é uma excelente ferramenta criada que facilita a vida de todos os segurados, sendo acessível tanto por computador como por celular, sendo permitido a realização de agendamentos e consultas, além do fato do segurado acompanhar todas as suas informações da sua vida laboral.