Skip to content

Localize sua Agência da Previdência Social





Hoje em dia, grande parte dos serviços relacionados ao INSS pode ser feitos pela internet. Porém, ainda assim alguns deles necessitam do comparecimento em uma agência da previdência social.

Isso acontece principalmente nos casos em que há entrega de documentos específicos ou em que a identidade do beneficiário precisa ser comprovada fisicamente.

Nem sempre é fácil descobrir o endereço da agência da previdência social mais próxima que atenda à necessidade do cidadão.




Pensando nisso, reunimos neste texto as principais informações para que encontre a sua agência da previdência social.

Continue a leitura e confira!


agência da previdência social Suzano

Como Encontrar o Endereço da Agência da Previdência Social?

As redes de atendimento do INSS contam com unidades de atendimento fixa e móvel.




São mais de 1.500 ponto de atendimento no Brasil, capacitadas para fazer todo e qualquer tipo de atendimento que a população necessite.

Portanto, mesmo que você já tenha comparecido à uma agência antes, é importante se certificar de que ela ainda se encontra naquele mesmo local ou se era apenas uma unidade temporária.

Para isso, o mais seguro é acessar o site do INSS:  https://www.inss.gov.br/

Neste link, você digitará o seu CEP e encontrará o endereço do INSS – agência da previdência social mais próximo da sua residência.

Telefone da Agência da Previdência Social

Caso você tenha dúvidas que possam ser resolvidas por telefone, a previdência social disponibiliza uma central telefônica de atendimento.

Ela foi criada com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS através de um canal de fácil e rápido acesso.

telefone agência previdência

No entando, caso necessite de alguma informação, basta ligar para o número 135 de qualquer telefone. O funcionamento é de segunda à sábado, das 7 às 22 horas – horário de Brasília.

As ligações são totalmente gratuitas se originadas de telefones fixos e telefones públicos (orelhões), porém são cobradas tarifas de ligações locais caso sejam originadas de um celular.

Agência da Previdência Social Digital, Como Funciona?

Para quem deseja utilizar a internet como principal meio de contato para as questões relacionadas com o INSS, existe a agência da previdência social digital. Você já ouviu falar?

Criado em 2018, o INSS Digital – como ficou conhecido entre a população – é um novo modelo de atendimento nas agências. Ele tem o objetivo de modernizar e agilizar os serviços prestados aos cidadãos.

Atualmente, mais de 1.000 agências começaram a adotar o fluxo eletrônico de processos.

Nas unidades digitais da previdência social, o cidadão comparece à agência na data agendada, levando documentos que precisam ser escaneados. E a partir disso, recebe um número de protocolo para acompanhar o andamento do pedido pela internet.

Este acompanhamento é feito através do portal do INSS. Com um login e senha que são entregues ao cidadão no dia do seu comparecimento à unidade digital.

O grande benefício desta nova modalidade de agência da previdência social é a agilidade em até 20 minutos. O cidadão realiza o processo presencial e, em seguida, pode acompanhar todo o desenrolar de seu processo sem sair de casa!

Quais os Serviços de Uma Agência da Previdência Social?

As agências da previdência social prestam qualquer tipo de serviço relacionado aos benefícios concedidos pelo INSS.

Embora alguns deles já possam ser resolvidos pela internet, como consultas, requisição de  pensão por morte, emissão de extratos de pagamento. Outros só podem ser feitos através das unidades móveis e fixas.

Aqui está uma lista dos principais serviços prestados:

  • Pedido de Concessão de Benefícios;
  • Extrato de Pagamento de Benefícios;
  • Cálculo da Guia da Previdência Social (GPS);
  • Extrato para Imposto de Renda (IR);
  • Certidão de Tempo de Contribuição;
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
  • Cadastramento de Declaração de Cárcere/Reclusão;
  • Extrato Previdenciário (CNIS);
  • Salário Maternidade;
  • Pedido de Revisão de Benefício;
  • Perícias Médicas;
  • Declaração para o Contribuinte Individual;
  • Entre outros.

É sempre bom lembrar que, assim que encontrar a agência da previdência social mais próxima de sua residência, você precisa agendar uma data para ser atendido.  Para isso, é só ligar 135 ou acessar o portal de agendamento online.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário neste texto e assista ao vídeo:

Gostou desse artigo?
Caso tenha alguma dúvida, deixe aqui sua pergunta e, fique ligado!
Responderemos em nossas próximas publicações.