Skip to content

Resolva agora: GPS Individual em Atraso





Conhece e sabe como funciona o GPS individual em atraso? Veja e entenda tudo sobre.

GPS é o Guia de Previdência Social, o qual se trata de um documento relativo ao recolhimento das contribuições sociais.

Que são usados por empresa, órgãos públicos, empregada doméstica, segurado especial, contribuinte facultativo e ainda o individual.

O contribuinte individual é aquele que tem de fazer seu próprio plano de previdência. Se você é um desses e deixou atrasar e agora não sabe o que fazer, não precisa se preocupar pois resolver essa situação não é complicado.




Quer saber mais? neste artigo iremos explicar tudo que você precisa saber sobre o GPS individual em atraso.

Primeiro terá que atualizar o cálculo da Guia, preencher um formulário, emitir o boleto e enfim fazer o pagamento, que pode até ser parcelado. Tudo isso, feito de forma online, sem a necessidade de sair da sua residência.

Atente-se aos nossos tópicos:

GPS Individual em Atraso e Agora?

gps individual em atraso dataprev
Resolva Agora: GPS Individual em Atraso!

Primeiro de tudo, iremos explicar o que é o GPS individual. GPS é o Guia da previdência Social, documento referente a contribuição do INSS.




E o termo individual se refere ao contribuinte que faz seu próprio plano de previdência, que em geral é feito por pessoa jurídica. Ou seja, GPS individual se trata da guia de recolhimento de pessoas que fazem o pagamento de sua própria contribuição previdenciária.

Diante disso, quando estiver com o GPS individual em atraso o contribuinte pode estar fazendo o cálculo pela internet. Ou seja, sem precisar sair de casa.




Podendo ser feito desde o primeiro recolhimento e com um período menor que os últimos cinco anos. Entretanto, se o tempo for maior que este citado só poderá fazer o cálculo diretamente numa agência do INSS.

Sendo que só é possível a partir do dia 16, essa é uma data geral para todos os meses do ano. Portanto, é preciso entender que quando se passa do dia do pagamento da guia é necessário calcular novamente a contribuição.



Isso porque haverá uma pequena cobrança de multa por atraso. Mas não se preocupe que o valor a ser cobrado é bem baixo.

Como Preencher uma GPS Individual em Atraso?

Certamente, essa pode ser a dúvida de algumas pessoas quando irão preencher o GPS contribuinte individual em atraso. Antes de mais nada, o contribuinte tem duas opções que é preencher manualmente ou digitado.

Se optar pela forma manual terá que adquirir a guia em locais como banca de jornal e revista.

Sendo que para fazer seu preenchimento terá que informar alguns dados como:

  • Nome ou razão social da empresa, com telefone e endereço;
  • O código de pagamento, são os números referente a sua contribuição;
  • O mês e ano da contribuição;
  • Número do PIS/PASEP ou código do INSS;
  • O valor do INSS;
  • E o total da contribuição.

A saber, alguns espaços não são preenchidos pelo contribuinte ou ainda não tem a necessidade dependendo da categoria.

Sendo assim os espaços enumerados de 7 ao 10 na guia não precisam de preenchimento por parte do contribuinte individual. Já o 2 é preenchido pelo INSS e o 12 pelo banco.

Todavia, se preferir preencher digitado é necessário apenas acessar o site da previdência e selecionar sua categoria que neste caso é o individual.

Depois disso recomenda-se fazer uma conferência nas informações para garantir que estão corretas. Pois se não estiver é importante buscar editá-las.

Só lembrando que o GPS individual em atraso só é válido quando documento preenchido tiver código de barra.

calculo gps individual em atraso dataprev

Emitir Boleto Individual em Atraso

Já para emissão de boleto da guia GPS individual em atraso é feito pelo Sistema SAL da Receita Federal http://sal.receita.fazenda.gov.br/PortalSalInternet/faces/pages/index.xhtml

Desse modo, se você é um contribuinte individual antes da data de 29/11/1999 entre neste link. O qual permite fazer o cálculo e a emissão do boleto.

http://sal.receita.fazenda.gov.br/PortalSalInternet/faces/pages/calcContribuicoesCI/filiadosAntes/selecionarOpcoesCalculoAntes.xhtml

Já para emitir boletos e realizar cálculos de quem é contribuinte depois da data de 29/11/1999, é neste outro link.

http://sal.receita.fazenda.gov.br/PortalSalInternet/faces/pages/calcContribuicoesCI/filiadosApos/selecionarOpcoesCalculoApos.xhtml

Além disso, precisa apenas selecionar sua categoria e informar o número do NIT/PIS/PASEP.

E pronto já terá acesso ao cálculo atualizado e poderá emitir GPS individual em atraso.

Como o Pagamento é Feito? Existe Parcelamento?

Geralmente muitos são os contribuintes que fazem estes questionamentos, pois é uma dúvida bastante peculiar.

Dessa maneira, em relação como pagar GPS individual em atraso após emissão do boleto com o cálculo atualizado, o mesmo pode ser pago nas lotéricas, débito em conta, internet banking, bancos conveniados e correspondentes bancários.

Ou seja, são diversas opções dada para realização do pagamento. Assim também, para facilitar ainda mais o INSS permite que seja feito o parcelamento.

A saber, este parcelamento do GPS em atraso INSS individual é mais um serviço que pode ser realizado de casa mesmo. Sendo feito pelo portal da Receita por meio do atendimento (e-CAC). Estando disponível para pessoas físicas e jurídicas.

A quantidade de parcelas permitidas são de até 60 vezes e apenas para guias atrasadas.

O que você achou deste conteúdo? Aproveite para saber mais acessando os outros artigos do blog e veja também o vídeo: