Skip to content

Tudo Sobre o Guia Da Previdência Social





O guia da previdência social: Tudo que voce precisa saber. Descubra todos os detalhes sobre o assunto aqui e mantenha-se sempre informado em relação a seus direitos e deveres!

O Brasil tem um sistema abrangente de previdência social que financia cuidados médicos, cuidados dentários e pensões para todos os funcionários e trabalhadores independentes e seus dependentes.

Todos os empregados, trabalhadores independentes e empregadores no Brasil são obrigados a fazer contribuições para o sistema nacional de previdência social.



No caso dos empregados, as contribuições entre 8% e 11% dos salários mensais são pagos até um nível máximo, que são dedutíveis em relação aos impostos.

Tudo Sobre o Guia Da Previdência Social
Tudo Sobre o Guia Da Previdência Social

Saiba mais sobre o guia da previdência social no Brasil através de informações pontuais sobre o assunto e conheça mais sobre seus direitos e deveres!

O Que é guia da Previdência Social

calcular previdencia social

As empresas participam obrigatoriamente de diferentes formas de obrigações de previdência social para agências federais.




Estes beneficiam, direta ou indiretamente, os programas de pensão, trabalhando na compensação de tempo, assistência social e programas de saúde, entre outros.

O guia da previdência social, portanto, é um documento comprobatório das contribuições de qualquer pessoa jurídica ou que possua funcionários, como profissionais autônomos, liberais, administradores e mais.

– As contribuições são dedutíveis para fins de imposto de renda corporativa. A COFINS, por exemplo, é paga mensalmente como contribuição para a saúde,assistência social ao trabalho e programa de segurança social do governo federal.

– Em geral, para as empresas que adotam o método comum para o cálculo da renda ou imposto (lucro de renda tributável) a taxa da COFINS é de 7,6% da receita bruta mensal.

– Deduções são permitidas em relação aos custos de serviços e materiais aplicados em atividades operacionais das empresas.

– Para as empresas que optam por ser tributadas de acordo com o método de lucro presumido, a taxa COFINS é de 3% da receita bruta mensal, sem as deduções permitidas

– A importação de bens, bens e serviços também paga uma COFINS de 7,6% do valor de importação.

– Esse valor será usado como um crédito para compensar a COFINS de vendas de forma não cumulativa. As empresas tributadas de acordo com o método de lucro presumido não serão elegíveis para isso.

Além disso, outras formas de impostos são coletadas pelo guia da previdência social, sendo a COFINS apenas um exemplo disso. Saiba ainda mais sobre o assunto!

Como Consultar guia da previdência Social – GPS

guia da previdencia social

É possível consultar o GPS de forma online, aproveitando ainda para acompanhar sua situação junto ao INSS. Para isso, siga o passo-a-passo:

• Acesse o site https://www.inss.gov.br/ ;

• Clique na opção “meu INSS – Central de Serviços”;

• Você será redirecionado para uma nova página, aonde deverá clicar em “Extrato Previdenciário”, além de poder acessar diversas outras opções, como o “Histórico de Crédito de Beneficiário”;

• Ao clicar nessa opção será pedido um login. Informe seu CPF e senha caso já possua um cadastro ou efetue-o caso não o possua;

Você pode também ser atendido através do número da central de atendimento, que é o 135 ou agendar um atendimento presencial pelo site para consultar o guia da previdência social e tirar todas as suas dúvidas.

Como Consultar guia da previdência Social em Atraso

previdencia social em atraso

Uma vez que o guia de previdência social analisa o recolhimento das contribuições sociais de empresas e indivíduos enquadrados na lei, seu atraso deve trazer atenção especial a seus direitos.

– Inicialmente, caso você deseje pagar o GPS em atraso, saiba que é possível fazer isso através de débitos em conta através de aplicativos online de bancos, casas lotéricas e bancos conveniados.

– Em seguida, analise sua situação, que pode ser: contribuinte individual, empegado doméstico ou facultativo. Cada uma dessas situações contará com uma forma de consulta diferente.

• Contribuinte individual: podendo fazer suas consulta GPS em atraso pela internet, ele pode calcular opções dos últimos cinco anos fiscais e a partir do primeiro recolhimento efetuado em dia.

• Empregado doméstico: possui consulta de guia da previdência social em atraso livre, possuindo sua própria legislação e pautado no salário que está registrado na carteira de trabalho.

• Facultativo: só está passível de fazer sua consulta pela internet se ainda estiver dentro da qualidade de segurado, que é a de seis meses. Caso contrário, deverá se dirigir a uma agência da previdência social.

As consultas podem, então, serem feitas presencialmente e mediante a agendamentos ou online pelo site do INSS. Dúvidas também podem ser tiradas da mesmo forma ou através do telefone 135.

Como Emitir Guia da Previdência Social

o que e o guia da previdencia social

A emissão do guia da previdência social pode ser feito pela internet ou através do atendimento presencial em uma agência da previdência. Existe também a possibilidade de um procurador efetuar essa emissão.

– A emissão só poderá ser feita se o cadastro do cidadão estiver devidamente atualizado. Caso o cadastro exceda um ano, a emissão será feita mediante o recolhimento de pelo menos oito correspondências;

– Para cadastros com menos de um ano, são necessários dois terços de competências recolhidas de acordo com o período do cadastro;

Confira agora um passo-a-passo para emitir seu guia da previdência social de forma online, simples e rápida:
• Acesse o site da Receita Federal, que é o http://idg.receita.fazenda.gov.br/ ;

• Selecione a categoria à qual você pertence (antes ou depois de 1999) e adicione seu NIT/PIS/PASEP no local indicado;
• Adicione também seu endereço e telefone;

• Acesse essa tabela para saber o código a ser usado no seu caso;

• Adicione a data e o salário;

• Adicione seu identificador – que pode ser seu PASEP, CNPJ, PIS, CEI…

• Adicione o valor a ser recolhido;

• Clique em “gerar GPS”.

Pronto! Está finalizada a emissão de seu guia da previdência social!

Guia da Previdência social Benefícios

previdencia social

Além da aposentadoria, existem outros benefícios a serem disponibilizados de acordo com o guia da previdência social. Confira:
• Aposentadoria especial, por idade, por invalidez e por tempo de contribuição;
• Auxílio acidente, auxílio doença e auxílio reclusão;
• Pensão por morte;
• Salário família e salário maternidade.
• Saiba mais sobre esses benefícios consultando o esse link https://www.inss.gov.br/beneficios/ !
Agora que você sabe tudo sobre o GPS ou Guia da Previdência Social, esteja ciente de seus direitos e deveres e faça-os valer em seu dia a dia!