Skip to content

Carteira de Previdência Social





A carteira de previdência social é um documento essencial para o trabalhador que está buscando uma vaga de emprego no regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) – o tão sonhado emprego com a “carteira assinada”.

Porém, existem muitas dúvidas acerca desse assunto, que vão desde para quê serve a carteira de trabalho e previdência social, qual sua importância, onde tirá-la, quais os documentos necessários, entre outras.




Se você também tem estes questionamentos, este artigo é para você!

Continue a leitura e saiba tudo sobre a carteira de trabalho e previdência social.

carteira de trabalho e previdencia social é a mesma coisa
Carteira de Previdência Social

Como Fazer a Carteira de Previdência Social?





A CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social – é extremamente relevante para o trabalhador brasileiro, pois é um dos únicos documentos que unifica todos os registros da sua vida profissional em um só lugar.

É através dela que se comprova o tempo de trabalho em cada empresa. Esta informação é extremamente importante porque garante que os benefícios como FGTS, seguro desemprego, auxílio-doença, aposentadoria sejam concedidos ao trabalhador quando necessário.

Sua emissão é 100% gratuita, tanto para a primeira quanto para a segunda via. Isso significa que todo brasileiro nato ou naturalizado a partir de 14 anos pode fazer a carteira de trabalho e previdência social sem nenhum custo.

No caso de estrangeiros que venham a trabalhar no país, é possível emitir a Carteira de Trabalho para Estrangeiros.

Quais Documentos Preciso Para Fazer a Carteira de Previdência Social?

Mesmo que você ainda não tenha conseguido um emprego, é importante emitir a Carteira de Previdência Social para que, assim que surgir uma oportunidade, você esteja preparado para iniciar o trabalho o mais rápido possível.

Pensando nisso, é importante informar que, para fazer a sua Carteira de Previdência Social, você precisa estar de posse de alguns documentos.

Para facilitar, listamos aqui quais são eles. Confira:

  • Documento oficial com foto: pode ser a carteira de identidade ou a CNH;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de residência que contenha o CEP: contas de luz, água, gás ou condomínio;
  • Comprovação do estado civil:
    • Solteiros: Certidão de Nascimento
    • Casados: Certidão de Casamento
    • Divorciados, separados ou viúvos: Documento de Averbação;
  • Foto 3×4 recente com fundo branco.

Onde Posso Solicitar a Carteira de Previdência Social?

Para fazer a Carteira de Previdência Social é necessário realizar o agendamento no site do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

Ao acessar o site, você preencherá alguns campos com seu estado, município, tipo de atendimento e código de segurança.

Em seguida, encontrará uma unidade de agendamento mais próxima de você.

A partir disso, basta escolher uma data e horário, confirmar o agendamento e comparecer no local indicado em posse dos documentos indicados no item acima.

Qual Número Ligar Para Agendar Carteira de Trabalho?

É importante saber que o agendamento eletrônico não está disponível em alguns municípios.

Logo, se você não conseguir fazer o agendamento da sua Carteira de Previdência Social pelo site, é só procurar uma unidade do MTE mais próxima de sua casa ou ligar para a Central Alô Trabalho através do número 158. O canal está disponível de segunda à sexta das 7h às 19h.

carteira de trabalho e previdência social agendamento

A Central Alô Trabalho também pode tirar eventuais dúvidas que venham a surgir durante o andamento da solicitação da sua Carteira, além de permitir que o trabalhador tenha acesso a informações como: seguro-desemprego, CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), legislação trabalhista, Programa de Integração Social – PIS, entre outros.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, deixe seu comentário abaixo e assista ao vídeo a seguir: