Renda Mensal Vitalícia – Tire suas dúvidas!





A renda mensal vitalícia consiste em uma oportunidade de o cidadão ter em todo final de mês um rendimento para pagar as contas e evitar dívidas. Assim, é possível manter um determinado padrão de vida mesmo após a aposentadoria e sem precisar continuar trabalhando.

Dessa forma, após a assinatura de um contrato é garantido que o indivíduo receberá de forma vitalícia (até a sua morte) um valor acordado entre ambas as partes (o beneficiário e a seguradora, neste caso).

Porém, em alguns casos a renda mensal vitalícia por invalidez (lei no 6179/74) ou renda mensal vitalícia por incapacidade entram em cena, para garantir que um trabalhador após a impossibilidade de trabalhar, possa ter meios de subsistência.




Abaixo, vamos falar um pouco mais sobre a renda mensal vitalícia em casos de doença ou por causa da impossibilidade de um cidadão exercer funções para trabalhar.

Além disso, nesse artigo também explicaremos em detalhes o conceito de renda mensal vitalícia com prazo mínimo garantido, em que o beneficiário consegue planejar essa renda mensal. Por fim, se quiser saber tudo sobre renda mensal vitalícia cálculo, basta ler esse texto até o fim!

O que é uma Renda Mensal Vitalícia?

renda mensal vitalícia por idade
Renda Mensal Vitalícia – Tire suas dúvidas!

Vamos começar o texto com um dos pontos mais importantes e que causa mais dúvidas nas pessoas. Afinal: o que é renda mensal vitalícia por definição?




Seja em casos de uma renda mensal vitalícia planejada pelo indivíduo ou liberada pelo INSS, este tipo de benefício visa assegurar a um cidadão uma renda todos os meses para a garantia de sua sobrevivência e bem-estar.

Significa que mensalmente um valor será depositado na conta bancária (ou via cartão magnético, em casos de beneficiários do INSS) para a subsistência da pessoa.

Já em casos de renda mensal vitalícia planejada, consiste naquela situação em que a pessoa se planejou a fim de garantir um valor mensal a ser incrementado aos seus vencimentos.

Quem tem direito Renda Mensal Vitalícia?





Independentemente do tipo de renda mensal vitalícia, existem alguns conceitos que permeiam todos os casos, vamos conhecer melhor sobre cada um deles abaixo:

Como funciona a Renda Mensal Vitalícia com prazo mínimo garantido:

Este tipo de renda mensal vitalícia significa que durante um prazo mínimo o benefício deve ser pago, inclusive em caso de falecimento do beneficiário.

Neste caso, a renda será paga a alguém indicado previamente pelo segurado em caso de morte. Após o prazo mínimo ser cumprido, automaticamente a renda mensal é cancelada.


Renda Mensal Vitalícia reversível ao beneficiário indicado:

Neste caso, após a morte do segurado a renda mensal vitalícia passa a ser paga, também de forma vitalícia, a um ou mais beneficiários indicados previamente em contrato.

Renda Mensal Vitalícia reversível ao cônjuge:

Já nesta situação, o próprio nome já nos ajuda na dedução do conceito: em caso de falecimento do segurado, a renda mensal vitalícia será paga mensalmente e forma vitalícia ao cônjuge.

Ademais, ainda há casos em que a renda mensal vitalícia reversível ao cônjuge pode ser estendida aos filhos do casal, assim, eles também terão por toda a vida uma renda mensal segura e programada.

Como fazer o cálculo dessa renda?

Em casos de renda mensal vitalícia através do INSS, o segurado será informado do valor do seu benefício assim que for aprovado o seu processo dentro do órgão público.

Entretanto, em casos de renda mensal vitalícia programada, em que o indivíduo faz o planejamento, é possível e recomendado que ele junto à seguradora tenha um planejamento do quanto precisará receber mensalmente.

Por exemplo, em caso de o indivíduo desejar receber R$5.000,00 ao mês, será necessário ter realizado uma média de R$1.000.000,00 em aplicações.

O valor pode parecer absurdo em um primeiro momento, todavia, saiba que com planejamento e disciplina, muitos brasileiros estão planejando outra fonte de renda mensal vitalícia além da aposentadoria.

renda mensal vitalícia conceito

Como funciona previdência privada Renda Vitalícia?

Acima demos uma dica de como funciona a renda mensal vitalícia na previdência privada e é basicamente isso: após valores aplicados mensalmente, depois de alguns anos (normalmente no período de aposentadoria) o segurado recebe mensalmente um valor pré-definido.

Contudo, algumas pessoas nunca fazem este tipo de planejamento e depois, tendem a se arrepender. Suponhamos que você seja um trabalhador comum ou profissional liberal e sua aposentadoria será em torno de um salário mínimo.

Porém, imagine que em cada mês será possível ter um complemento desse valor, mesmo que apenas de meio salário mínimo. Já é uma ajuda bem-vinda, não é mesmo? Por isso a importância de se planejar!

Quais as vantagens para o beneficiário?

Além dos benefícios já citados nesse artigo, há vantagens que abrangem outras questões como:

  • o segurado não precisa se preocupar com a administração e aplicação de uma quantia do valor;
  • ocorre reajustes anuais de acordo com a inflação, ou seja: o seu poder de compra é mantido;
  • em caso de detecção de alguma doença grave, o segurado pode solicitar a opção de isenção de Imposto de Renda;
  • ainda em caso de morte do titular do plano é possível que um beneficiário, indicado pelo segurado, receba o valor aplicado;

Concluindo, seja em caso de renda mensal vitalícia ou para entender outros temas como aposentadoria, benefícios e previdência, acesse o site: http://www.guiadeprevidenciasocial.com.br/. Nele, sempre há novidades sobre os assuntos mais úteis para você e sua família! Aproveite!

Se ainda resta alguma dúvida ou você deseja mais detalhes, veja tudo explicado em: