Skip to content

Passos Aqui – Transferir Aposentadoria para Conta Corrente





Você sabia que transferir aposentadoria para conta corrente já é possível? Ainda não conhecia essa novidade? Então, fique atento pois nesse artigo explicaremos como realizar essa ação.

Essa mudança na lei aconteceu no final do mês de abril, quando o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) autorizou o pagamento de aposentadorias que são recebidos através de cartão magnético, para o depósito em conta corrente ou conta poupança dos beneficiários.

Dessa forma, o cidadão pode migrar a sua aposentadoria para qualquer banco que o beneficiário tenha conta. Assim, a indagação “posso mudar de banco para receber minha aposentadoria” chega ao fim.

Entretanto, é necessário que a conta corrente seja da mesma pessoa, ou seja, esteja em nome do titular do benefício. Logo, o pagamento da aposentadoria vai ser feito em conta corrente desde que solicitado pelo aposentado.




Essa solicitação pode ser feita de forma segura e através da internet. Seja pelo computador ou pelo aplicativo. Ademais, tal atitude pode significar mais praticidade e até segurança, principalmente aos mais idosos.

Quer saber mais informações sobre esse assunto? Leia esse artigo e saiba tudo sobre transferir benefício INSS para outro banco e usufruir de mais comodidade no seu dia-a-dia.

Transferir Aposentadoria para Conta Corrente é possível?

Conta benefício INSS Bradesco
Passos Aqui – Transferir Aposentadoria para Conta Corrente

Sim. Conforme já foi informado, basta que você solicite essa migração de pagamento do cartão magnético para transferir benefício INSS para outro banco.




Essa mudança de forma de pagamento não impacta no valor a ser depositado para o aposentado e visa maior comodidade, pois ele poderá receber aposentadoria pela Caixa ou ter uma conta benefício Banco do Brasil, por exemplo.

Dessa forma, os bancos para receber aposentadoria já estão cientes dessa nova possibilidade em tornar mais prática a vida dos aposentados brasileiros.

Transferir Aposentadoria para Conta Corrente online





Afinal, como transferir aposentadoria para conta corrente? Vamos agora esclarecer esta dúvida. A migração de pagamento de cartão magnético para qualquer conta corrente está disponível pelo site ou aplicativo para celulares “Meu INSS”.

O passo-a-passo a ser seguido no site é explicado em detalhes abaixo:

  • Login: digite o seu CPF e a sua senha eletrônica;
  • Clique no ícone de Agendamentos e Solicitações que aparecerá na sua tela;
  • Após isso, selecione o botão: Atualização para manutenção de Benefício;
  • Depois, acesse a próxima página, clicando em: Transferir Benefício para Conta Corrente;
  • Por fim, o aposentado precisa enviar pelo site os documentos que serão solicitados;

Veja este passo-a-passo de forma detalhada no próprio site do INSS, basta clicar aqui: https://www.inss.gov.br/a-troca-de-pagamento-para-conta-corrente-ja-esta-disponivel-no-meu-inss/

Como receber aposentadoria em qualquer conta corrente?




Após realizar a solicitação no site ou aplicativo Meu INSS, o segurado poderá receber sua aposentadoria ou pensão em qualquer conta corrente.

Dentre os benefícios dessa nova modalidade de recebimento do pagamento, podemos citar duas vantagens como a comodidade e a possibilidade do uso do dinheiro sem a necessidade de saques.

Ademais, é ainda visível a diminuição de filas em agências do INSS e em casas lotéricas em dias de pagamento. Além de proporcionar mais segurança para o aposentado e diminuir fraudes no processo! Vale ressaltar que isso inibe a ação de bandidos que muitas vezes visam os idosos para práticas de furtos e roubos.

Bancos para receber aposentadoria

É possível receber aposentadoria em uma conta poupança?

Muitas pessoas beneficiárias do INSS, principalmente os idosos, costumam ter conta poupança. Alguns inclusive, afirmam que receber aposentadoria pela Caixa pode ajudá-los a manter algum “trocado” na poupança.

Dessa forma, é possível que a aposentadoria seja recebida em uma conta poupança, da mesma forma que pode ser enviada a uma conta corrente. Acreditamos que essa mudança é positiva, muito prática e segura.

Entretanto, o cidadão deve ser o titular da conta poupança (assim como é o caso da conta corrente). Ademais, ao receber pagamentos mensais na conta, algumas tarifas de movimentação e/ou manutenção da conta podem ser geradas.

Assim, antes de solicitar que seu pagamento da aposentadoria vai ser feito em conta corrente ou conta poupança, busque informações sobre possíveis tarifas ou taxas de movimentações. Afinal, ser pego de surpresa sobre algum débito não é bacana, não é mesmo?

Como saber em que banco vou receber meu benefício?

Esta dúvida é comum, ainda mais em casos de pessoas com pouca habilidade em serviços bancários. Lembre-se que o seu benefício só será migrado de recebimento de cartão magnético para conta corrente ou conta poupança em caso de solicitação online, via o site “Meu INSS”, conforme citamos anteriormente.

Após esse pedido, haverá uma confirmação de dados e o cidadão receberá por e-mail ou SMS no celular, a confirmação da troca de conta para receber o benefício.

O valor será depositado na conta em que o usuário informou durante a solicitação no “Meu INSS”. Assim, não se preocupe: seu dinheiro só será depositado em alguma conta corrente após a sua solicitação e autorização, combinado?

Resumidamente, transferir aposentadoria para conta corrente é simples, prático e seguro. E lembre-se: para sempre estar atualizado sobre temas como aposentadoria, previdência, benefícios do INSS dentre outros assuntos relacionados ao seu futuro e da sua família, acesse: http://www.guiadeprevidenciasocial.com.br/.

Caso você ainda possua alguma dúvida ou queira entender um pouco mais sobre este assunto, basta assistir tudo explicado e com outros detalhes neste vídeo: