Cadastro Único Digital – Passo a passo para utilizar!





A realização do Cadastro Único digital, como a descrição sugere, é feito totalmente de forma online, através da internet. Este cadastro era feito presencialmente nos postos do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. Nestes postos são oferecidos vários serviços e programas voltados para a comunidade carente, funcionando como a porta de entrada para os benefícios do governo federal.

Ocorre que em virtude do momento atual que o Brasil e o mundo atravessam, os postos do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, deixaram de fazer atendimento presencial, inclusive para novas inscrições.

E com isso, foi necessário criar uma alternativa para atender esta demanda e não deixar de atender a população que busca por esses serviços.




Criou-se então, a possibilidade de fazer o Cadastro Único digital de forma virtual, pela internet. Para saber mais sobre este tema, continue conosco, na leitura deste artigo, conforme os tópicos a seguir.

Leia e fique sabendo como funciona o Cadastro Único digital.

Como funciona o Cadastro Único Digital?

Cadastro Único Digital
Cadastro Único Digital – Passo a passo para utilizar!

O Cadastro Único digital 2020, de forma virtual e online, foi a maneira que o Governo Federal, responsável pelas inscrições dos usuários no Cadúnico, encontrou para solucionar um problema, que foi o fechamento das unidades do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, onde esses cadastros eram realizados presencialmente.




Portanto, com o fechamento dessas unidades, onde o cidadão ia presencialmente se cadastrar, foi disponibilizada a solução do Cadastro Único digital. Para saber se você já é inscrito, você pode acessar o site https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/ e realizar pesquisas, com seu nome, data de nascimento, nome da mãe, estado e cidade.

Clica na opção não sou um ROBÔ e pede para emitir a certidão. Uma outra forma virtual de fazer esta consulta, é baixando o Aplicativo Meu cadúnico, pela google play ou pela app store.

Esta opção é oferecida, neste mesmo endereço do site acima. Caso não seja inscrito, continue conosco nessa leitura e veja como se cadastrar no Cadastro Único digital.

Como cadastrar no Cadastro Único Digital?





O Cadastro Único foi a maneira que o governo federal encontrou para consolidar as informações das famílias brasileiras, que são consideradas de baixa renda.

Ao acessar este cadastro, além de informar dados de renda familiar ao poder público, elas ainda participam de programas sociais, como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Carteira do idoso e a Tarifa Social de Energia Elétrica. Este serviço de cadastro é prestado presencialmente pelas prefeituras municipais ou pelo CRAS- Centro de Referência de Assistência Social.

Porém, em virtude do cenário atual, no Brasil e no mundo, alguns serviços deixaram de ser realizados presencialmente e foi necessário criar uma alternativa para os usuários.

Por isso, o Ministério da Cidadania, através da portaria 368/2020, permitiu o cadastro e a atualização dos dados de quem já está inscrito ou quer se inscrever, por telefone ou meio eletrônico. Lembrando, que cada prefeitura é responsável para viabilizar este atendimento virtual.

Sendo assim, inclusões, atualização de cadastro ou para dúvidas, ligue no telefone 0800.707.2003. Ou entre em contato pelos endereços eletrônicos, pelo site http://mds.gov.br/servicos/contato

ou pelo chat: http://chatmdsa.call.inf.br/chat-mds/index.php/.

Portanto, o Cadastro Único digital já está funcionando através do aplicativo de celular Meu CadÚnico, que pode ser baixado pela google play ou pela app store. Para se inscrever pelo aplicativo, um membro da família se responsabiliza por prestar as informações para um entrevistador.

Os principais documentos necessários para a realização da inscrição, são o CPF ou o título de eleitor.


Quais os benefícios deste novo modelo de Cad?

Os benefícios que você terá ao fazer o novo Cadastro Único digital, além de obter uma resposta em tempo real, você economiza tempo e recursos, pois não será necessário fazer nenhum deslocamento e nem gastos com transporte.

Porém, o principal benefício é poder se cadastrar, através do Cadúnico, em um dos programas do governo federal, como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, a Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos e aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda, dentre muitos outros.

Como saber se já sou inscrito no Cadastro Único?

Para saber se já sou inscrito no Cadastro Único digital online, devo acessar o site na internet https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/, inserir dados como nome completo, nome da mãe, data de nascimento, cidade e estado.

Confirma em não sou ROBÔ e solicita a emissão da certidão.

Além do site acima, você pode ligar no telefone 0800.707.2003. A ligação é gratuita, se for realizada de um telefone fixo. Funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h e nos dias de sábado, domingo e feriados, das 10h às 16h.

Cadastro único plataforma digital

Como fazer login na Caixa com o CadÚnico?

Para acessar o Cadastro Único plataforma digital, através da Caixa Econômica Federal, acesse o portal na internet,

http://www.caixa.gov.br/cadastros/cadastro-unico/Paginas/default.aspx.

Neste canal, você tem informações sobre como se cadastrar, quais programas do governo federal estão liberados, documentação necessária e outras orientações inerentes ao processo.

Como recuperar meu cadastro no CadÚnico?

Com o novo Cadastro Único 100 digital, você pode atualizar sempre suas informações, quando houver qualquer tipo de alteração no grupo familiar.

Todas as vezes que ocorrer um evento, como mudança de endereço, de número de telefone, de local de trabalho ou o nascimento de um filho, o responsável pelo grupo familiar, deve atualizar os dados pelo aplicativo Meu Cadúnico ou pelo telefone de número 0800.707.2003

Com os dados sempre atualizados, você consegue recuperar seu cadastro de maneira mais rápida e segura.

Espero que este artigo o tenha ajudado a se cadastrar ou atualizar seu Cadúnico de forma virtual e com isso, continuar recebendo os benefícios do governo federal. Não perca Tempo! Entre agora na nossa página  e aproveite o conteúdo de nosso blog: https://guiadeprevidenciasocial.com.br e veja outros artigos.