Skip to content

Prova de Vida por Selfie passará a ser válida, entenda!





Passa a valer a partir de 20 de agosto de 2020 a prova de vida por selfie, método de comprovação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nesse primeiro momento, ainda de testes, mais de 500 mil pessoas em todo o Brasil poderão usufruir dessa nova ferramenta!

O principal objetivo da prova de vida online é evitar fraudes na prova de vida realizada anualmente por aposentados e pensionistas, além de gerar mais conforto para essas pessoas, que já tem uma enorme dificuldade de sair de casa. Já pensou que bom, se esse método funcionar?!

Pois, antes eles precisavam ir às instituições bancárias que recebem seus benefícios, portando documentos de identificação, para atualizar o cadastro.

E com esta nova ferramenta essas pessoas possam fazer a comprovação de vida sem sair de casa. Ou seja, uma grande facilidade para os beneficiários. Atualmente o INSS tem cerca de 35 milhões de aposentados e pensionistas.

O INSS vai entrar em contato com estes beneficiários, por meio de mensagens do Meu INSS, e-mail, ou telefone, na Central 135.




Ficou curioso com esse novo método e quer saber mais sobre essa novidade do INSS que será implantada para os beneficiários?

Então, acompanhe este artigo que vamos explicar como será a prova de vida por selfie, de acordo com informações do órgão. Além disso, também daremos um passo a passo para você entender tudo sobre prova de vida como fazer, aproveite!

Como funcionará a Prova de Vida por Selfie?

prova de vida caixa
Prova de Vida por Selfie passará a ser válida, entenda!

A prova de vida 2020 será feita pelo celular. Assim, os beneficiários poderão tirar a própria foto, enviar para o INSS e aguardar a verificação.




No aplicativo Meu INSS https://meu.inss.gov.br/central/#/login?redirectUrl=/ usando a câmera do celular para o reconhecimento. Aqui vai mostrar se realmente trata-se do  mesmo usuário que o CPF está cadastrado no INSS.

E como é feito o reconhecimento? Veja o seguinte passo a passo:

  • Primeiro, é preciso deixar o rosto no centro da tela do celular.
  • Depois, vire-o para a direita.
  • Em seguida, feche os olhos
  • Agora você deve sorrir
  • Vire novamente o rosto
  • Nesse momento é feita a foto para a captura da biometria facial

Assim, é confirmado que o cidadão está vivo. O segundo passo inclui a prova de identidade. O cidadão deve informar o número do título de eleitor. Mas se o procedimento for do Denatran, informe a data de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Quando a Prova de Vida por Selfie passará a ser válida?





O teste piloto da prova de vida a distância inicia em 20 de agosto. Assim, mais de 500 mil beneficiários de todo o Brasil participarão dessa primeira etapa e tudo dando certo, o projeto se expandirá por todo o país.

Após isso, a expectativa para a prova de vida INSS seja estendida a 100% dos segurados ainda em 2020. Mas antes disso os resultados do teste serão avaliados.

Quem dará esse aval de liberação serão os órgãos SGD e a Dataprev. É importante lembrar que a prova de vida aposentados por selfie terá validade. Portanto após o fim deste processo, o beneficiário não precisa ir até o banco, igual no processo tradicional.

Quem irá avisar sobre este processo?




Nesta etapa experimental, o beneficiário pode ter dúvidas sobre a veracidade do processo. E para auxiliar, vamos explicar agora como funcionará o aviso sobre este processo.

Fique atento ao telefone, pois um SMS do número 280-41 será enviado aos beneficiários selecionados. Ou seja, desconsidere mensagens sobre prova de vida de números diferentes, pois pode ser uma fraude. Somente este número será usado pelo INSS.

Essa mensagem vai explicar todo o procedimento para ser realizado, como baixar o aplicativo para a biometria facial. Mesmo assim, se ainda tiver alguma dúvida, você pode ligar para o INSS no número 135 e saber mais como realizar esse procedimento.

a prova de vida foi adiada

Como era a prova de vida anteriormente?

O beneficiário deveria ir às instituições bancárias que recebem seus benefícios, portando documentos de identificação, para atualizar o cadastro. Mas a prova de vida por meio de selfie surgiu como um método mais seguro ao cidadão, que faz o procedimento direto de casa.

Importante ressaltar que este procedimento atualmente está suspenso, seguindo os protocolos de saúde pública. Isso não quer dizer que o procedimento tradicional será encerrado. Ciente que muitos usuários não têm acesso à internet, a prova de vida ainda será feita nas agências bancárias.

Qual a importância da prova de vida?

A prova de vida pode ser feita no INSS por todos os anos, por quem recebe um ou mais benefícios do INSS. Quem não fizer a prova de vida, tem o benefício inativado, após seis meses de suspensão. Por isso, é importante fazer este procedimento todos os anos!

Para se ter uma ideia, dados informados pelo INSS, em julho de 2019, apontam que mais de 300 mil benefícios foram suspensos porque a prova de via não foi feita.

O objetivo da prova de vida é resguardar a segurança do cidadão e do estado brasileiro, para evitar fraudes e pagamento de benefícios indevidos. A rede bancária, responsável pelo atendimento informa o prazo para fazer a prova de vida.

O beneficiário é informado por mensagem no caixa eletrônico do banco ou no site. Então, é necessário ir a uma agência, com documento de identificação e fazer o procedimento.

E no site https://agendamento.info você tem mais informações sobre a prova de vida por selfie no INSS. Fique por dentro de todos os detalhes!

Para mais  informações sobre a realização da prova de via por selfie, assista ao vídeo: