Como Emitir Guia da Previdência Social
A emissão do guia da previdência social pode ser feito pela internet ou através do atendimento presencial em uma agência da previdência. Existe também a possibilidade de um procurador efetuar essa emissão.
– A emissão só poderá ser feita se o cadastro do cidadão estiver devidamente atualizado. Caso o cadastro exceda um ano, a emissão será feita mediante o recolhimento de pelo menos oito correspondências;
– Para cadastros com menos de um ano, são necessários dois terços de competências recolhidas de acordo com o período do cadastro;
Confira agora um passo-a-passo para emitir seu guia da previdência social de forma online, simples e rápida:
• Acesse o site da Receita Federal, que é o http://idg.receita.fazenda.gov.br/ ;
• Selecione a categoria à qual você pertence (antes ou depois de 1999) e adicione seu NIT/PIS/PASEP no local indicado;
• Adicione também seu endereço e telefone;
• Acesse essa tabela para saber o código a ser usado no seu caso;
• Adicione a data e o salário;
• Adicione seu identificador – que pode ser seu PASEP, CNPJ, PIS, CEI…
• Adicione o valor a ser recolhido;
• Clique em “gerar GPS”.
Pronto! Está finalizada a emissão de seu guia da previdência social!