O que é guia da Previdência Social
As empresas participam obrigatoriamente de diferentes formas de obrigações de previdência social para agências federais.
Estes beneficiam, direta ou indiretamente, os programas de pensão, trabalhando na compensação de tempo, assistência social e programas de saúde, entre outros.
O guia da previdência social, portanto, é um documento comprobatório das contribuições de qualquer pessoa jurídica ou que possua funcionários, como profissionais autônomos, liberais, administradores e mais.
– As contribuições são dedutíveis para fins de imposto de renda corporativa. A COFINS, por exemplo, é paga mensalmente como contribuição para a saúde,assistência social ao trabalho e programa de segurança social do governo federal.
– Em geral, para as empresas que adotam o método comum para o cálculo da renda ou imposto (lucro de renda tributável) a taxa da COFINS é de 7,6% da receita bruta mensal.
– Deduções são permitidas em relação aos custos de serviços e materiais aplicados em atividades operacionais das empresas.
– Para as empresas que optam por ser tributadas de acordo com o método de lucro presumido, a taxa COFINS é de 3% da receita bruta mensal, sem as deduções permitidas
– A importação de bens, bens e serviços também paga uma COFINS de 7,6% do valor de importação.
– Esse valor será usado como um crédito para compensar a COFINS de vendas de forma não cumulativa. As empresas tributadas de acordo com o método de lucro presumido não serão elegíveis para isso.
Além disso, outras formas de impostos são coletadas pelo guia da previdência social, sendo a COFINS apenas um exemplo disso. Saiba ainda mais sobre o assunto!