Sisu a Prova de Falhas!





Está chegando a hora! Saiba como fazer a sua inscrição Sisu e confira informações importantes para garantir o seu ingresso na faculdade dos sonhos.

Desde pequenos somos criados com a noção de que é preciso estudar para ser alguém na vida. E isso é uma realidade, pois quem consegue ter uma boa formação, aumenta suas chances de cativar um lugar no mercado de trabalho.

A saída da escola para a universidade pode ser um momento tenso, ainda mais por causa da pressão do vestibular. Vestibular é o processo seletivo que define as vagas nas universidades.

Atualmente, a educação brasileira institui o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como a porta de entrada para a maioria das universidades públicas. Com a nota do ENEM, o estudante participa do Sistema de Seleção Unificada.

Isso mesmo, estamos falando do Sisu. Esse sistema informatizado do Ministério da Educação MEC é usado pelas principais instituições públicas de ensino superior para oferecer vagas aos participantes do ENEM.

Quer saber mais sobre como funciona esse processo? Quem pode participar? E quais são as regras? Saiba isso e muito mais na leitura desse artigo.




Confira os seguintes tópicos:

O que é e como funciona o Sisu?

sisu nota de corte
Sisu a Prova de Falhas!

Sigla para( Sistema de Seleção Unificada), o Sisu é um programa desenvolvido pelo governo e que está na ativa desde 2010. Trata-se de uma plataforma informatizada que é administrada pelo Ministério da Educação para selecionar estudantes e direcioná-los às instituições de ensino superior públicas.

Ele serve para substituir as provas de vestibular feitas por cada faculdade, tornando o processo seletivo mais fácil e rápido, usando a nota obtida no ENEM como critério principal.

O Sisu 2020 funciona de forma simples. O candidato se inscreve e escolhe duas opções de cursos nas instituições públicas. Os que tiverem melhores notas serão classificados.




Há certa quantidade de vagas, por isso é bom ficar de olho nas notas de corte. Durante o período de inscrição, o aluno pode sempre alterar suas escolhas.

Ao fim do período, os selecionados poderão se matricular na instituição em que foram aprovados. Quem não passar ficará na lista de espera, desde que manifeste interesse.

Quantas chamadas o Sisu faz por ano?

Quem faz o Sisu cadastro fica ansioso para saber quantas chamadas são realizadas por ano. A resposta é que a seleção é feita duas vezes no período de um ano, sendo uma em cada semestre.




A primeira seleção normalmente acontece no mês de janeiro e a segunda em julho. Foi divulgado que para a chamada 1 em 2020 o período de inscrição vai de 21 a 24 de janeiro. Ainda não há data para a segunda seleção.

Quem pode se inscrever para o Sisu?

Todo estudante que tiver feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio no ano anterior poderá se inscrever no Sistema de Seleção Unificada. Por exemplo, quem quiser participar em 2020 terá que ter feito o ENEM em 2019.



Pode haver dúvida sobre Sisu como se inscrever. Mas não há grandes dificuldades. O candidato precisará apenas do número de inscrição e da senha cadastrados no ENEM do ano anterior.

A inscrição é feita pelo site do Sisu, conforme link: http://www.sisu.mec.gov.br/

Só é possível fazer o cadastro durante o período determinado pelo Ministério da Educação para a realização do processo seletivo. Não é cobrada nenhuma taxa.

Quais as Regras do Sisu?

Sisu abre quando? O período de inscrições acontece em duas oportunidades: uma no 1º semestre, em janeiro, e outra no 2º semestre, normalmente na metade do mês de julho.

Mas quais são as regras para participar? Listamos as principais a seguir:

  • Ter prestado ENEM no ano anterior;
  • Não ter zerado a nota da redação do ENEM;
  • Ter feito cadastro no Sisu usando os mesmos dados do ENEM;
  • Escolher 2 opções de cursos;
  • Ter nota superior ou igual à nota de corte de cada curso, ficando sujeito à quantidade de vagas oferecidas pela instituição.

sisu prova

Quem pode participar do Sisu 2020?

Como dissemos anteriormente, pode participar do Sisu aluno que tiver prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano anterior. No entanto, o candidato não pode ter zerado a nota da redação.

No caso da edição 2020 da seleção, quem participou do ENEM em 2019 e não tirou zero na redação, poderá se inscrever no Sisu e buscar vaga em uma universidade pública.

Mas fique atento: algumas instituições determinam uma nota mínima em cada uma das competências cobradas no ENEM: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática.

No momento da inscrição, o candidato que colocar uma dessas instituições com nota mínima exigida será avisado antes de fazer a sua confirmação.

Qual a nota mínima para entrar no Sisu?

Não existe nenhuma nota mínima para participar do Sisu 2020. A única exigência feita em relação à pontuação obtida no ENEM do ano anterior é não ter zerado a redação.

Fora isso, a nota que irá contar é apenas após a inscrição no Sistema de Seleção Unificada. Na concorrência geral pelas vagas, cada curso em cada universidade terá uma determinada nota de corte.

A nota de corte é a nota mínima para conseguir ser selecionado e assim poder se matricular na instituição. Em cursos menos procurados, a nota de corte pode chegar a 450 de média.

As informações sobre a sua nota e as notas de corte em cada curso selecionado ficarão destacadas na página de seleção do Sisu.

No entanto, nos cursos mais procurados como engenharia, medicina e direito, ela pode superar 850.

Gostou do texto e quer saber mais sobre como usar o Sisu 2020? Dá uma olhada nesse vídeo que recomendamos no YouTube:

Link do YouTube:

Compartilhe o artigo com amigos que também vão participar do Sisu e não esqueça de deixar um comentário com a sua opinião sobre o assunto!