Quando é preciso remarcar perícia INSS? É essencial entender que existem algumas pequenas regras que devem ser seguidas, para que não haja risco da solicitação de uma nova data seja rejeitada pela instituição.
Atualmente no Brasil existem mais de 1 milhão de pessoas que usam benefícios como o auxílio-doença, oferecido pelo governo através do Instituto Nacional de Seguro Social, o INSS, e todas essas pessoas precisam passar por avaliações para poder receber esse benefício.
O agendamento para esse atendimento pode ser facilmente de 3 formas:
- Acessando a área de serviços oferecidos pelo site da instituição
- Usando o canal de atendimento por telefone.
- Ir pessoalmente a um posto de atendimento do INSS.
E não é raro acontecer de muitas pessoas não conseguirem comparecer à consulta, e a maioria dessas pessoas ficam preocupados em saber como remarcar perícia INSS perdida e se tem o direito de agendar uma nova data.
E é exatamente que vamos explicar nos tópicos abaixo, pois independente do motivo, é um direito do cidadão solicitar uma nova consulta.
Como Remarcar Perícia INSS?
Existem inúmeros fatores que podem impedir uma pessoa de comparecer a uma consulta de avaliação exigida pelo INSS, e na maioria das solicitações para remarcação de perícia médica INSS, é a incapacidade física da pessoa devido ao quadro clínico.
Mas independente disso qualquer um pode remarcar para uma data mais adequada, basta seguir os mesmos passos que devem ser usados para agendar um atendimento normal, que são:
- Passo 1: Acesse o site Oficial do “Meu INSS”: https://meu.inss.gov.br/central/#/
- Passo 2: Clique em “Agende sua perícia” que está no menu de opções que fica no lado esquerdo da página: https://meu.inss.gov.br/central/#/agende-pericia
- Passo 3: Depois é só escolher a opção “Agendar Novo”
Prontinho, depois é só escolher a data e seguir o mesmo procedimento usado para marcar perícia INSS online, que foi explicado detalhadamente no artigo “Saiba Como Agendar Perícia Médica”, confira novamente se tiver alguma dúvida.
Mas é bem simples, só precisa preencher com os dados pessoais e organizar toda a documentação, que são:
- Documentos de identificação do cidadão que faz a solicitação.
- Documentos médicos comprobatórios da necessidade do benefício.
- Requerimento devidamente preenchido, que pode ser feito através da página; https://www.inss.gov.br/beneficios/auxilio-doenca/
Nessa mesma página é possível ver alguns detalhes específicos sobre a documentação a ser levada no dia da perícia, dependendo de cada caso.
O mais importante a se entender é que a remarcação de exame pericial INSS só pode ser feita com espaços de no mínimo 7 dias úteis, ou seja, se não pode comparecer hoje, aguarde 7 dias úteis para fazer um novo agendamento. E só é possível fazer 1 remarcação.
Isso tudo também pode ser feito usando o aplicativo “Meu INSS” para celular que estão disponíveis para quem usa os seguintes sistemas operacionais:
- iOS: https://apps.apple.com/br/app/meu-inss/id1243048358
- ANDROID: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.meuinss&hl=pt_BR
Também é possível marcar perícia INSS auxílio-doença, em uma nova data, pelo telefone 135, mas o atendimento é somente nos dias de semana das 7:00 às 22:00 menos feriados.
Caso o contribuinte prefira fazer a solicitação pessoalmente, é possível encontrar um posto de atendimento usando o sistema de busca que está na página:
https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/localizador-aps.
Quais motivos posso Remarcar Perícia INSS?
Existem vários que podem levar uma pessoa a solicitar uma nova remarcação perícia INSS, e os mais comuns são:
- Impossibilidade comprovada de comparecer no local na data agendada.
Neste caso o segurado pode remarcar antes da data do primeiro agendamento ter passado, caso saiba que não poderá comparecer; mas é preciso ter um motivo justificado, para que o benefício não seja cancelado.
A instituição aceita motivos como, falta de tempo para agrupar toda documentação, principalmente os resultados de exames.
Alguns motivos pessoas também são aceitáveis.
- Fora da localidade da APS (Agência da Previdência Social)
Se na data marcada o segurado estiver fora da cidade, ele pode comparecer a qualquer agência do INSS e solicitar a perícia em trânsito.
- Impossibilidade física para se apresentar na perícia.
Se o não comparecimento à consulta foi por motivos de internação ou qualquer outro motivo relevante e comprovado sobre a impossibilidade de locomoção, o representante legal do segurado pode marcar perícia INSS doméstica, onde uma equipe será designada para comparecer ao local e fazer a avaliação.
Perdi o prazo da Perícia, posso reagendar?
Sim, desde que seja por um motivo plausível e coerente, como os casos que citamos acima, mas é essencial lembrar-se de algumas regras, sobre a remarcação de perícia médica INSS.
- Só é possível fazer 1 remarcação.
- Ausência não justificada pode resultar em cancelamento do benefício.
- É preciso esperar ao menos 7 dias úteis para fazer uma nova solicitação, e que não pode passar de 15 dias.
Em nosso artigo “Não Comparecimento a Perícia Médica” é possível entender com muito mais exatidão, tudo que envolve essa situação em que pode resultar na remarcação de perícia INSS, leia com atenção para não correr o risco de perder o benefício.
E se o INSS negar meu pedido, o que fazer?
Em nosso artigo “O perito do INSS pode contestar o atestado médico?”, falamos bastante sobre esse assunto, e isso pode sim acontecer.
Mas é possível pedir a remarcação perícia INSS, por ter tido o pedido de prorrogação negado, mas desde que aguardo o tempo certo e tenha em mãos os documentos comprovando a sua versão da situação.
Se mesmo depois de todas as informações do artigo ainda tiver dúvidas de como remarcar pericia INSS perdida, assista ao vídeo e aprenda como fazer uma nova solicitação.
De fato trouxemos diversas informações e fatores que podem te auxiliar em seu momento de pesquisa, mas se ainda tem dúvidas, acesse no site nosso blog → Guia de Previdência Social, ou entre em contato conosco.