Conheça o projeto e os Programas Cisternas





Os Programas Cisternas são do Governo Federal que giram em torno de cisterna de água. Desta maneira o Governo atua na construção de cisternas, que basicamente trata de um processo de purificação da água da chuva.

O aproveitamento de águas pluviais já é uma prática antiga, volta em evidência atualmente, onde mais existe sofrimento com a falta de água.

Os Programas de Cisternas ainda são muito utilizados em inúmeros locais rurais de todo o mundo. Além disso atualmente ele ainda está sendo usado como fonte adicional de água em centros urbanos.

Sendo assim, se você chegou até aqui querendo entender mais sobre o significado de cisterna e como funciona o Projeto, encontrou o artigo certo!




Veja abaixo quais serão os tópicos abordados ao decorrer do artigo:

O que é o Projeto Cisternas?

programas cisternas como funciona
Conheça o Projeto e os Programas Cisternas

Antes de mais nada precisamos entender o que é uma cisterna para posteriormente falarmos sobre o programa.

Basicamente a cultura do uso de cisternas é milenar e funciona quando a água da chuva é captada para uso tratado da mesma. Muitos locais usam para encanamento de banheiros assim como para plantações rurais.




Desta forma, o objetivo principal do Projeto Cisternas é conhecer e atuar na melhoria na manutenção e manejo da captação de águas da chuva.

Sendo assim o Projeto Cisternas permanece atuando na qualidade da água armazenada nas comunidades do semiárido em estados como Paraíba e Pernambuco.

Estes locais que, consequentemente, não tem acesso a água potável e que sofrem com a seca e estiagem, durante um longo tempo.

Por fim, se você está se perguntando: posso beber água da chuva? Saiba que os programas de cisternas vão muito além disto.

O que é o Programa Cisternas?

A caixa cisterna para água de chuva é utilizado em todos os lugares do mundo, como já citamos ao longo deste artigo.




Contudo, o Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais é conhecido pelo Governo Federal como Programa Cisternas.

Este auxílio é financiado pelo Ministério de Desenvolvimento Social desde o ano de 2003. Os Programas Cisternas têm como intuito promover o acesso à água para o consumo humano assim como para a utilização na produção de alimentos com tecnologias de baixo custo.

O Programa Cisternas é indicado para famílias de baixa renda que são diariamente atingidas pela seca e pela falta regular de água. A prioridade do programa são os povos e comunidades tradicionais do Nordeste que passam por este problema e são afetados diretamente.

Certamente é necessário que as famílias estejam inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, que dá garantia e acesso aos programas.



No programa, o semiárido brasileiro é região prioritária. Isto porque consequentemente a estruturação das famílias é fundamental, e eles precisam lidar de forma desenvolvida na escassez de chuva.

O Programa Cisternas usa cisternas de placas assim como reservatórios que armazenam a água da chuva. Esta captação de água é utilizada durante os oito meses em que a região sofre com o período crítico de estiagem.

No Programa Cisternas elas podem ser:

  1. Cisterna familiar que é utilizada para consumo, instaladas ao lado das casas armazenando 16 mil litros de água potável para serem consumidas.
  2. Cisterna Escolar para consumo, instaladas em escolas de região rural, tendo capacidade de armazenamento de 52 mil litros de água potável.
  3. Cisterna de água para produção possuindo capacidade de 52 mil litros de água, para uso individual assim como coletivo das famílias.

O Programa passa por etapas através do Governo Federal, são elas:

  1. Mobilização social – Quando é realizada a escolha das comunidades envolvidas e é feita a mobilização das famílias que serão contempladas com o programa.
  2.  Capacitação – é a fase do projeto onde são implementadas as tecnologias do Programa Cisternas.
  3. Implementação – É, portanto, a fase do projeto que se implementa a tecnologia.

A mão-de-obra geralmente vem da própria comunidade, barateando, barateando os custos e gerando economia para a comunidade local.

O que é o Programa Brasil Carinhoso do Governo Federal?

Agora que já entendemos o que é cisternas e falamos sobre o programa de acesso, mencionamos outro programa: o Brasil Carinhoso.

O Programa Brasil Carinhoso nada mais é que uma transferência automática de recursos financeiros. Estes custeiam as despesas com o desenvolvimento da educação infantil. Ou seja, o Programa Brasil Carinhoso contribui com ações de cuidado integral, segurança alimentar assim como nutricional.

Além disso, o programa garante o acesso da criança na educação infantil bem como sua permanência.

Os alunos beneficiados com o programa vão de zero a 48 meses, e precisam estar matriculados em creches públicas ou conveniadas com o poder público.

É necessário que as famílias sejam beneficiárias do Programa Bolsa Família e estejam inscritas no Cadastro Único. Este auxílio financeiro é disponibilizado às instituições de ensino assim que o governo recebe os dados do Censo Escolar da primeira infância.

Posteriormente, as informações são analisadas e os recursos então são transferidos automaticamente para estas instituições.

O que é Programa água para todos?

A captação de água pode ser um problema para inúmeras famílias do Brasil.

Anteriormente falamos sobre como fazer a captação de água da chuva e elencamos os programas de cisternas para falar da solução para o problema.

Certamente você também já deve ter ouvido falar sobre o Programa Água para Todos, caso contrário fique atento as informações sobre ele neste tópico.

O Programa Água para Todos é administrado pelo Governo Federal e indicado para família que vivem em condições de miséria.

Existem muitas populações carentes assim como rurais que sofrem com a falta de água e consequentemente este programa leva até eles uma melhor qualidade de água potável.

O objetivo deste programa é permitir acesso de água limpa para as populações dispersas e de extrema pobreza. Consequentemente garantindo o consumo próprio, a produção de alimentos bem como a criação de animais.

Além disso, dando possibilidade as famílias da geração de produtos que podem ser consumidos e comercializados, ampliando a renda familiar.

As famílias que mais utilizam do Programa Água para Todos são aquelas que residem em municípios do semiárido brasileiro, e que certamente estão cadastradas no Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social.

Ainda, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e informe ainda mais pessoas sobre benefícios como os Programas Cisternas.

Quer aprender ainda mais? Assista então o vídeo abaixo!