Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais





Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais pode ser identificado como um programa de transferência de renda, para auxílio criado pelo Governo Federal.

Basicamente neste programa as famílias recebem recursos e benefícios que auxiliem na estruturação da unidade produtiva da família.

Se você chegou até aqui provavelmente está esperando saber mais sobre o Brasil fomento.Desta forma, elencamos algumas das principais dúvidas em relação as atividades produtivas no Brasil e o que é fomento.

Veja abaixo quais são:

O que é e como funciona o Programa?

programa de fomento às atividades produtivas rurais
Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais

Em primeiro lugar se você está buscando sobre mais informações do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais , deve entender das regras do mesmo.




Basicamente, como dito anteriormente o programa reúne alguns benefícios e recursos para as famílias garantirem o bom funcionamento da sua unidade produtiva.

Ou seja, eles garantem que sejam realizados os benefícios em torno das famílias que precisam, tudo isso em torno do Governo Federal.

Além disso, saiba que as regras do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais são definidas pelo MDSA.

Ainda, a agência bancária que atua como agente operador do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais é a Caixa Econômica Federal.




Para que sejam recebidos os recursos do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais a família beneficiária precisa fazer a assinatura do termo de adesão.

Este termo consequentemente é fornecido pela SEAD e recolhido pelo técnico responsável em conjunto com a assinatura do responsável familiar. Portanto, de acordo com este termo de adesão existem regras para que as famílias recebam os benefícios.

Depois de tudo isso realizado e confirmado, é feita a transferência dos recursos, que por consequência, depende da assinatura do termo de adesão citado acima.




Depois da liberação da primeira parcela, existe ainda a segunda e a terceira. Certamente, para que o pagamento seja feito, existirá pesquisa e apresentação dos laudos de acompanhamento pela assistência técnica responsável.

Ou seja, depois que o benefício for liberado, os técnicos ainda acompanham a unidade produtiva familiar, garantindo assim o progresso e desenvolvimento.

Quem tem direito ao programa

O Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais é uma atividade de fomento. Consequentemente este programa é destinado as famílias que estão em situação de extrema pobreza.

Além disso estas famílias têm como requisito principal, estarem inscritas no Cadastro Único do Governo Federal.

Ainda, é necessário que as famílias que desejam solicitar o Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais estejam exercendo atividades como:

  • Agricultores familiares,
  • Silvicultores
  • Aquicultores
  • Extrativistas

Estas famílias podem pertencem tanto a comunidades tradicionais quanto indígenas, o benefício funciona da mesma forma desde que preencham todos os outros requisitos.

Para participar do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, a família deve conceder a assinatura de termo de adesão, além de garantir a pesquisa e desenvolvimento das suas unidades produtivas.

As famílias que necessitam têm fácil acesso ao programa. Não perca tempo, agora que você tem as informações em mãos, usufrua dos seus direitos.

Modalidade Semiárido

No Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais existem duas modalidades, ou seja, duas formas de repasse dos recursos.

A primeira delas é a modalidade semiárido, que foi criada em 2013. Ela está disponível para famílias com renda mensal por pessoa de até R$ 178.

Além disso, estas famílias precisam obrigatoriamente residirem no semiárido.

O objetivo principal do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais é apoiar as famílias no desenvolvimento de um projeto que possa ampliar a sua capacidade produtiva.

Modalidade Tradicional

Uma outra modalidade do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais  é a tradicional. Esta foi criada um pouco antes, em 2011.

Nela são beneficiadas famílias em situação de extrema pobreza, ou seja, que recebam mensalmente por pessoa até R$89 residentes de qualquer local com unidade produtiva.

Programa de atvidades de fomento rural

Como é feito o serviço

O Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais contribui com o processo de inclusão produtiva, ou seja, este programa apoia os investimentos produtivos de famílias rurais que se encontram em situação de pobreza.

O programa é um conjunto de serviços de assistência técnica e de parcerias com os governos estaduais. A transferência do valor é feita diretamente as famílias, geralmente em parcelas e acompanhado pelos técnicos.

Para ter acesso ao programa é fácil, criamos um passo a passo básico para você conseguir localizar-se melhor, acompanhe:

  1. Em primeiro lugar procure uma entidade Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER)
  2. Depois desta conversa, participe de todas as entrevistas com os técnicos do programa
  3. No terceiro passo, é hora de elaborar um Projeto Produtivo para organizar a produção junto com os técnicos do programa
  4. Após isso você receberá visitas técnicas da Assistência Técnica
  5. Consequentemente receberá recursos financeiros do Programa
  6. E por fim, receberá a avaliação do projeto

Quanto Tempo Leva Este Programa? O tempo de serviço deste programa não é estimado de maneira geral, mas sim unificada.

Vale ressaltar que este serviço é gratuito para o cidadão, ou seja, realmente serve de auxílio.

O banco responsável pelo pagamento do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais é a Caixa Econômica Federal.

Portanto se você deseja obter informações mais restritas sobre o programa, deve procurar uma das agências Caixa mais perto de você.

Ainda, se você deseja consultar seu saldo do programa de fomento às atividades produtivas rurais, pode fazer isso em:

  • Uma das agências bancárias Caixa
  • Terminais de autoatendimento com o seu cartão do benefício
  • Via internet banking da Caixa
  • Aplicativo da Caixa Econômica Federal
  • Através do telefone 0800 726 0101.

A busca por informações sobre o Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais é fácil, rápido e muito seguro.

Se você deseja participar ou já está com sua solicitação em andamento, saiba que as informações do texto foram essenciais para você.

Por fim, compartilhe este artigo nas suas redes sociais, mostre a famílias de baixa renda que elas têm chance sim de uma vida melhor.

Lembrando sempre que para participar de programas do Governo Federal, as famílias precisam estar inscritas no Cadastro Único.

Para finalizar, assista ao vídeo abaixo e tenha ainda mais conhecimento em suas mãos sobre o Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais: