O Bolsa Família é um programa muito famoso do Brasil liberado pelo banco Caixa Econômica Federal cuja intenção é transferir renda direta às famílias de baixa renda e, agora, a Caixa lançou a Poupança Digital Bolsa Família.
Essa é a forma que a Caixa Econômica Federal encontrou para incluir mais de 9 milhões de beneficiários que sequer tem conta em banco.
Outra, é claro, vai facilitar a vida de muita gente, pois, a partir de uma conta Poupança Social digital, as pessoas receberão tanto o seu auxílio emergencial quanto o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Também, com a poupança social digital Caixa, os beneficiados poderão movimentar sua conta, ver o seu valor render um pouco com os juros da poupança e sacar normalmente seu benefício com o cartão Bolsa Família.
A novidade do Poupança Digital Bolsa Família deixou muita gente com muitas dúvidas e é por isso que montamos esse artigo para explicar sobre esta nova forma de receber o valor que foi lançado a alguns dias.
Confira!
Poupança Digital do Bolsa Família: como funciona?
A Poupança Digital Bolsa Família veio para facilitar a vida de milhões de brasileiros que são beneficiários programa mais famoso do Brasil em renda para famílias de extrema pobreza.
Isso porque mais de 9 milhões de pessoas que recebem renda do programa não possuem conta em banco.
Então, para deixar os saques e as movimentações de todos os benefícios que essas pessoas recebem mais simples de lidar, a Caixa liberou a Poupança Digital Bolsa Família 2020.
A Poupança Digital Bolsa Família é, na verdade, uma Poupança Social Digital que pertence a conta Poupança Caixa Fácil e não possui tarifas.
E a conta Poupança Caixa Fácil é uma conta bem simplificada que pode ser aberta tanto em casas lotéricas quanto em correspondentes do Caixa Aqui.
Este tipo de conta possui um cartão magnético que possibilita compras, depósitos, saldos, transferências e muitas outras coisas que normalmente uma conta bancária tem.
Poupança Digital do Bolsa Família: como fazer cadastro?
Para que um beneficiário da Bolsa Família tenha a Poupança Digital Bolsa Família, basta comparecer a um correspondente bancário Caixa Aqui ou em uma casa lotérica mais próxima de sua residência.
Ao comparecer em uma dessas unidades, o beneficiário terá de possuir em mãos seus documentos pessoais oficiais, em cópias e originais e com foto, tais como RG ou CNH e o CPF.
É de bom grado também levar um comprovante de residência e alguma prova de recebimento do benefício, como o extrato, para facilitar a abertura da conta.
Em alguns dias após a abertura da conta Poupança Digital Bolsa Família, o beneficiário receberá um cartão da Poupança Digital Bolsa Família no endereço cadastrado.
Quem tem direito a esta poupança?
As pessoas que têm o direito em obter a Poupança Digital Bolsa Família são exclusivamente as que recebem o Bolsa Família.
Mas, se caso você estiver interessado em abrir a conta poupança Caixa Fácil, não precisa ser beneficiária do programa.
Basta ser pessoa física, brasileira (natas ou naturalizadas), que morem no país, alfabetizadas, maiores de 18 anos e que tenham a renda entre R$ 50 a R$ 2000.
Lembrando que a Poupança Digital Bolsa Família vai integrar todo o benefício que a pessoa tem o direito de receber (Bolsa Família, Auxílio Emergencial etc.).
Como vai funcionar para receber os benefícios?
Assim que o beneficiário abrir a Poupança Digital Bolsa Família, dentro de alguns dias ele receberá um cartão da conta Poupança Digital Bolsa Família.
Com esse cartão, ele poderá fazer movimentações em sua conta como saques de seu(s) benefícios(s), compras, entre outras coisas.
Ele poderá sacar o seu benefício Bolsa Família com a conta Poupança Digital Bolsa Família em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, por exemplo.
Ou seja, o beneficiário nunca mais terá a obrigatoriedade de sacar tudo de uma vez!
Ele poderá guardar o seu dinheiro ou usá-lo quando e como quiser.
Como sacar benefício da Poupança Digital?
Para sacar com a conta Poupança Digital Bolsa Família o benefício do Bolsa Família e qualquer outro benefício que o indivíduo receba além desse, como explicado anteriormente, basta comparecer a qualquer agência da Caixa.
Também poderá verificar a possibilidade de sacar qualquer quantia em sua conta Poupança Digital Bolsa Família através de casas lotéricas ou pelos correspondentes da Caixa Econômica Federal.
E o saque poderá ser feito tanto com seu cartão da própria Poupança Digital Bolsa Família quanto com o cartão do Bolsa Família ou do cartão Cidadão normalmente.
Existe algum aplicativo que o beneficiário possa usar para movimentar sua conta Poupança Digital Bolsa Família?
Para facilitar mais ainda a vida dos brasileiros que são beneficiários do Bolsa Família, a Caixa Econômica Federal não poderia deixar a tecnologia de lado nessa hora.
Por isso, o banco federal mais famoso do Brasil possui um aplicativo chamado Caixa Tem, no qual o beneficiário e detentor da conta Poupança Digital Bolsa Família poderá fazer movimentações em sua conta.
O beneficiário poderá visualizar seu extrato direto do celular na palma de sua mão e aonde estiver (desde que haja conexão com a internet), por exemplo.
Para obter o aplicativo, basta acessar a loja de apps do seu celular Android ou iOS e baixar totalmente de graça.
E para acessar sua conta, não é necessário gerar senha: você poderá criar uma ou usar a mesma senha do cartão social para facilitar a sua memorização.
Através do aplicativo Caixa Tem, o beneficiário poderá efetuar pagamentos de contas como a de luz e a de água com sua conta Poupança Digital Bolsa Família.