Todas as informações sobre a Pensão por Morte Rural!





Pensão por morte rural, entenda como funciona este benefício! Viver a dois é desfrutar de um relacionamento com o compartilhamento de sonhos para o presente e futuro.

Os mais comuns são os planejamentos voltados a construir família, fazer incríveis viagens, comprar um carro, apartamento e outros itens fazem parte dos planos de qualquer casal.

Mas, algumas vezes, os planos para o presente e o futuro são interrompidos com o luto de um dos cônjuges, momento este que ninguém está preparado para enfrentá-lo, não é mesmo? Além da dor pela perca do grande amor, ainda tem as questões burocráticas dos órgãos públicos.




Pensando neste assunto, resolvemos elaborar este artigo com informações relevantes sobre a pensão por morte rural. Precisa se atualizar ou conhecer mais sobre ele? É só continuar a leitura deste post e acompanhar todos os detalhes deste tema.

Veja:

O que significa Pensão por Morte Rural?

Pensão por Morte de Agricultor Rural
Todas as informações sobre a Pensão por Morte Rural!

Pensão por morte rural, o que é? Será que existe alguma diferença entre pensão por morte rural e urbana? O que você sugere? Sem mais demora e de uma maneira bastante simplificada, podemos dizer que é um benefício concedido aos dependentes de um segurado.

Vale ressaltar que o benefício da pensão por morte rural INSS é válida, exclusivamente, para os dependentes do falecido desde que tenha o fato comprovado judicialmente.




Caro leitor, no próximo tópico iremos explicar, detalhadamente, como dar entrada neste processo. Vamos nessa?

Como dar entrada na Pensão por Morte Rural?

Após a morte do falecido, é preciso fazer a pensão por morte rural agendamento, ou seja, é necessário dar entrada nas documentações para requerer o benefício. Este tema veremos mais adiante.




Para facilitar sua vida neste momento tão difícil, vamos a um passo a passo sobre como você deverá proceder para requerer a pensão por morte de agricultor rural. É simples.

É só acompanhar cada etapa:

  • É preciso clicar na opção pensão por morte rural Meu INSS através do site da Previdência Social;
  • Acessou? Agora, informe seus dados pessoais e clique na opção “Não sou um robô”;
  • Se identificou que não é um robô? Agora clique em “Continuar Sem Login”;
  • Localize a opção “Novo Requerimento”. Lá, digite no campo destinado a pesquisa a palavra “pensão” e agende seu atendimento;

Pronto!

Agora é só ficar atento ao dia e horário agendados para solicitar a pensão morte rural junto à unidade do INSS. Não esqueça de levar as documentações necessárias. Deseja saber quais são? Sigamos a leitura!

Quais os documentos necessários para este tipo de Pensão?

O que é preciso comprovar para ter o benefício da pensão por morte falecido rural? Acompanhe a listinha, organize os documentos e leve no dia do agendamento:



  • Documentos pessoais da viúva ou viúvo e do falecido (a) como, por exemplo, RG, CPF;
  • Certidão de óbito;
  • Procuração ou termo de representação legal, se for necessário;
  • Documentos que comprovem as relações previdenciárias do falecido. Quais são? Pode ser a carteira de trabalho, um extrato do NIS, certidão de tempo de contribuição ou até mesmo carnês.
  • Anexe também documentos que comprovem sua qualidade de dependente.

Caro, uma observação importante é que você não pode esquecer de levar o original e xerox de todos os documentos para pensão por morte trabalhador rural ok?

E agora, o que fazer? É só aguardar para receber o benefício da pensão por morte zona rural. Será que demora? Quanto tempo deve esperar?

Vamos ver no próximo tópico!

Quanto tempo demora para receber a Pensão por Morte Rural?

Os processos burocráticos dos órgãos públicos requer um tempo para análise e concessão de benefícios. No caso do recebimento de pensão por morte rural não é diferente! É preciso aguardar um certo tempo!

Mas, qual será o prazo? Quanto tempo você deve esperar após ter dado entrada na pensão por morte rural em análise? É preciso aguardar até 180 dias após o falecimento do segurado!

Vale salientar que, devido à enorme fila de espera de pessoas fazendo o requerimento pensão por morte rural INSS, na maioria das vezes extrapolam o prazo de 180 dias.

No entanto, é preciso ter paciência e aguardar!

Recebimento de Pensão por Morte Rural

Mudou algo com a nova previdência?

Ainda aqui neste tópico, vale a pena informar um ponto que é de extrema importância. Estamos nos referindo a pensão por morte rural como funciona de acordo com as novas regras da Previdência? Vamos iniciar:

  • O falecido (a) teve 18 contribuições mensais à Previdência? A viúva (o) terá direito a 4 meses de pensão por morte de rural;
  • O casamento ou união estável teve duração de menos de 02 anos? A viúva (o) terá direito a 4 meses de INSS pensão por morte rural;
  • O cônjuge apresenta alguma deficiência? O benefício será repassado enquanto durar a invalidez;
  • E como fica a situação da pensão por morte para filho de trabalhador rural? Eles terão direito até completar 21 anos de idade.

Ficou entendido? Agora resta saber qual o valor da pensão por morte rural. Segue com a gente!

Qual a média do valor da Pensão Rural?

E sobre o valor da pensão por morte rural? Será que existe muitas regras? É simples.

Neste caso, não é preciso fazer cálculos como na pensão por morte urbana. Será que já imagina o porquê? Não? É porque o benefício é de apenas 01 (UM) salário mínimo!

E você, já deu entrada nos processos para concessão da pensão por morte rural? Como você avalia o tempo de espera para liberação deste benefício? Para saber mais acesse o site → Guia de Previdência Social.