Skip to content

Laudo Médico para Perícia INSS | Para que serve?





Veja como deve ser o laudo médico para perícia do INSS. 

Para quem precisa solicitar o auxílio doença, auxílio acidente ou mesmo dar entrada no processo de aposentadoria por invalidez. è fundamental ter  em mão o laudo para perícia médica

Pois é  a partir deste documento, que o médico perito do INSS terá informações relevantes sobre o seu estado, e assim poderá conceder ou até mesmo negar o seu pedido de benefício se este for o caso.

Apesar de não existir um padrão pré -estabelecido de como deve ser desenvolvido este laudo. Existem algumas informações relevantes que devem constar, e que poderão ajudar a tornar o seu pedido de benefício mais eficiente. 




Se você também está passando por este processo de pedido de benefício. Ou ainda, conhece alguém que está nesta fase então este artigo pode te ajudar. 

Pois ao longo deste conteúdo, iremos abordar informações importantes sobre o laudo médico para perícia a ser feita no INSS.

Acompanhe!

Laudo Médico Para Perícia INSS
Laudo Médico Para Perícia INSS

laudo médico pericial do INSS, acompanhando as informações deste artigo.



O Que é um Laudo Médico para Perícia INSS?

O laudo médico para perícia do INSS, é um documento desenvolvido pelo médico que acompanha caso, e que oferece informações detalhadas sobre o estado de saúde do paciente.

Este laudo é um importante documento que deve ser apresentado no dia da perícia médica do INSS, associado aos exames médicos.

O Que deve constar no Laudo?

Quanto mais detalhado for este laudo, mais fácil ficará para o perito do INSS determinar se a pessoa deverá ou não receber o benefício. Por isso, é importante que o médico que acompanha o caso insira informações como, por exemplo:

  • Histórico de procedimentos realizados; 
  • Condutas médicas adotadas;
  • Remédios;
  • CID da doença;
  • Período de tratamento. 

E outras informações, que atestem a incapacidade temporária ou definitiva do segurado do INSS, para voltar a trabalhar. 

Qual a validade de um Laudo Médico para Perícia INSS?

Não existe uma data específica de validade de laudo médico para perícia INSS. Entretanto, o recomendado é que o laudo possua um período máximo de 3 meses. 

Pois desta forma, o perito do INSS poderá ter uma ideia mais atual, da extensão do problema pelo qual está sendo solicitado o benefício. 

Nesse sentido, antes de realizar o pedido de agendamento, para começar a dar entrada no seu benefício, fique atento a validade ( ou tempo médio que foi desenvolvido) o laudo médico para perícia INSS. 

Laudo Médico INSS

Quais Documentos Levar Para Perícia do INSS Junto Com o Laudo?

É importante levar no dia da perícia médica, além do laudo médico pericial para INSS,  os seguintes documentos: 

  • Carteira de identidade (RG), ou outro documento original com foto;
  • Número do CPF;
  • Carteira de Trabalho ou carnê do INSS;
  • E documentos como atestados médicos, exames, relatórios e outras informações que apontem detalhes sobre o seu tratamento ou doença. 

Onde Solicitar Um Laudo Médico Pericial?

É necessário solicitar laudo médico pericial para o INSS, diretamente ao médico que acompanha o caso, como já mencionamos aqui no artigo. Ele será analisado pelo perito, que poderá ou não conceder o benefício.

Após passar pela perícia médica, é possível acompanhar o resultado através do site do INSS. (https://www.inss.gov.br/beneficios/auxilio-doenca/

Veja mais informações sobre este assunto em nosso blog → Guia de Previdência Social e acompanhe o vídeo: