Cadastro do Bolsa Família – Sem risco de perder o benefício!





cadastro do Bolsa Família, é uma maneira de se dar acesso a um ou mais benefícios do governo federal, com o objetivo de garantir as famílias brasileiras de baixa renda, o direito à uma alimentação equilibrada nutricionalmente e o acesso aos serviços básicos, como a educação​ e à saúde​.

Dentro dos pilares do programa do Bolsa Família, estão a promoção do combate à fome e oferecer a essa fatia da sociedade, o acesso à rede primária dos serviços públicos, principalmente a saúde, educação e assistência social, através de benefícios em valores.

Porém, o primeiro passo para que as famílias recebam o benefício do Bolsa Família, é se cadastrando no Cadúnico.




Pensando em cidadãos como você que vai fazer este cadastro pela primeira vez, escrevemos este artigo, conforme os tópicos a seguir, inclusive como você deve cadastrar.

Leia atentamente e veja se você cumpre as exigências para receber este benefício e fazer seu cadastro do Bolsa Família.

Cadastro do Bolsa Família passo a passo pela internet

Lista de cadastro do Bolsa Família
Cadastro do Bolsa Família – Sem risco de perder o benefício!

Para se candidatar ao programa e fazer seu cadastro do Bolsa Família, é necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com seus dados atualizados, há pelo menos 2 anos.




Portanto, caso você esteja dentro dos requisitos de renda e ainda não esteja inscrito, se dirija ao CRAS- Centro de Referência de Assistência Social de sua cidade ou outro órgão que seja o responsável pelo Programa Bolsa Família e se inscreva no Cadastro Único.

Somente depois de cadastrar no Cadúnico é que você pode solicitar sua inclusão no programa do Bolsa Família. Porém, somente o fato de estar inscrito no Cadúnico, não garante que você será aprovado no Bolsa Família. A liberação irá depender de uma análise realizada pelo Ministério da Cidadania.

Portanto, não existe um cadastro específico ou direcionado somente para o Programa Bolsa Família. A porta de entrada, é o Cadastro Único.
As prefeituras municipais e o CRAS-Centros de Referência da Assistência Social, é que são responsáveis pela inserção dessas famílias no Cadúnico, de forma presencial.

Porém, em virtude do momento atual, para se fazer o cadastro do Bolsa Família online, foi editada a portaria 368/20, que diz: “Fica autorizada a coleta dos dados para inclusão e atualização cadastral por telefone ou por meio eletrônico, no âmbito do Cadastro Único, enquanto durar a situação de emergência ou o estado de calamidade pública”.

Portanto, inclusões, atualização de cadastro ou para dúvidas, ligue no telefone 0800.707.2003. Ou entre em contato pelos endereços eletrônicos, pelo site http://mds.gov.br/servicos/contato ou pelo chat: http://chatmdsa.call.inf.br/chat-mds/index.php/.



Cadastro do Bolsa Família passo a passo por telefone

Conforme já falamos ao longo deste artigo, não existe uma inscrição formal ao benefício do Bolsa Família, ou seja, um cadastro do Bolsa Família. A porta de acesso ao programa do Bolsa Família, é se cadastrar no cadastro único dos programas sociais do Governo Federal. Após esse cadastro, o MDS-Ministério de Desenvolvimento Social, faz uma avaliação de seus dados e libera ou não sua entrada no programa.

Essa inscrição deve ser realizada nas prefeituras de sua cidade ou nos CRAS- Centros de Referência da Assistência Social. Essas inscrições são realizadas presencialmente.

Porém, em virtude do contexto atual, o governo federal editou a medida provisória 368/20, que libera o cadastro do Bolsa Família de forma eletrônica ou por telefone.

Portanto, inclusões, atualização de cadastro ou para dúvidas, ligue no telefone 0800 707 2003. Ou entre em contato pelos endereços eletrônicos, pelo site http://mds.gov.br/servicos/contato ou pelo chat: http://chatmdsa.call.inf.br/chat-mds/index.php/.


Qual a importância de manter o cadastro atualizado?

A importância de se acompanhar cadastro do Bolsa Família ou realizar essa atualização de cadastro do Bolsa Família, sempre que se fizer necessário, é fundamental para manter seu programa regular e com isso, receber os pagamentos conforme o calendário de obrigações.

Como o programa do Bolsa Família é muito dinâmico e ágil, com a verificação mensal de sua base de dados, onde entram e saem famílias a todo tempo, é vital para a sua permanência no cadastro, que seus dados sejam atuais, verdadeiros e coerentes com as exigências do programa.

Portanto, se houver algum evento novo, como casamento, gravidez, nascimento de filho ou a inserção num emprego do grupo familiar, deve-se avisar imediatamente ao órgão competente essa mudança.

Como solicitar a atualização dos dados no Bolsa Família?

Para se inscrever no programa e cadastrar a senha do Bolsa Família, é preciso que o grupo familiar esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Esta inscrição no cadastro precisar ter pelo menos, dois anos.

Além do cumprimento do prazo, você deve manter seus dados sempre atualizados. Essa atualização de dados cadastrais, deve ser informada à prefeitura de sua cidade ou ao CRAS- Centros de Referência da Assistência Social. Deve ser informado qualquer mudança no cadastro do Bolsa Família, que pode ser de endereço ou telefone ou eventos como nascimento de um filho ou a morte de alguém, casamento, separação ou uma adoção.

Manter o cadastro do Bolsa Família desatualizado, pode ser um problema futuro para você ou para seu grupo familiar.

Cadastro do Bolsa Família.

Quais os riscos de eu ter o Bolsa Família cancelado?

Se seu nome não consta na lista de cadastro do Bolsa Família, pode ser que seu benefício tenha sido suspenso ou cancelado. Porém, todas as vezes que ocorre este tipo de ocorrência, a família beneficiada é comunicada.

Os motivos para que seu benefício seja suspenso ou cancelado, podem ser:

  • Suspeita de fraude.
  • Descumprimento de regras referentes a educação, como evasão escolar.
  • Descumprimento de regras referentes a saúde, como negligencia com as campanhas de vacinação ou acompanhamento do pré-natal.
  • Melhoria da renda do grupo familiar.
  • Não fazer a retirada dos depósitos. Esses saques devem ocorrer num prazo de até 90 dias.

Como incluir familiar no cadastro do meu Bolsa Família?

Em épocas normais, não é possível realizar o cadastro do Bolsa Família pela internet de um familiar. Essa inclusão deve ser presencialmente nos postos de atendimento das prefeituras municipais ou no CRAS- Centros de Referência da Assistência Social, com documentação comprobatória.

Espero que este artigo o tenha ajudado a fazer seu cadastro no Cadúnico e posteriormente, a sua inclusão no programa do Bolsa Família. Não perca Tempo! Entre agora na nossa página  e aproveite o conteúdo de nosso blog: https://guiadeprevidenciasocial.com.br e veja outros artigos.