Bolsa Família Cancelado? Saiba como agir se isso acontecer!





Ter um programa assistencial do governo federal como Bolsa Família cancelado, é dor de cabeça na certa. Afinal, segundo dados da CEF-Caixa Econômica Federal, quase quatorze milhões de brasileiros recebem esse benefício. Este programa, que tem como principal objetivo, a transferência de renda para as famílias pobres, que foi criado no ano de 2003, pelo Governo Federal.

Com este programa, de transferir renda para a população carente, espera-se minimizar a extrema pobreza no país, subsidiando os direitos primários, como educação, alimentação, saúde e moradia.

Portanto, para ter direito ao benefício, você deve ser cadastrado no Cadúnico há mais de 2 anos e comportar uma renda mensal por pessoa de até R$ 89,00. Neste grupo familiar pode ter na sua composição mulheres grávidas e crianças de 0 a 15 anos ou adolescentes entre 16 e 17 anos.

Por isso, tenha seu cadastro atualizado, toda as vezes que ocorrer um evento no seu grupo familiar, como casamento, nascimento de um filho, mudança de endereço, para que você não tenha a Bolsa Família cancelado.




Para saber mais sobre este tema, escrevemos especialmente para você este artigo, conforme os tópicos abaixo.

Leia atentamente e você verá como é fácil resolver pendencias sobre o Bolsa Família, bem como atualizar o cadastro.

Bolsa Família Cancelado: Quais motivos são pertinentes?

Bolsa Família Cancelado
Bolsa Família Cancelado? Saiba como agir se isso acontecer!

Quando você tem seu cadastro do Bolsa Família cancelado por decisão do Ministério, com certeza foi porque você está com o seu cadastro desatualizado, melhorou de renda, suspeita de fraude ou descumpriu alguma regra do programa.




Para que você não tenha seu programa social do Bolsa Família cancelado, é muito importante manter seus dados cadastrais sempre atualizados. Ocorreu um evento no seu grupo familiar, ele deve ser informado imediatamente.

Portanto, casou-se, nasceu um filho, mudou de endereço ou outra ocorrência, informe no CRAS-Centro de Referência de Assistência Social ou na prefeitura de sua cidade, para não ter o Bolsa Família cancelado.

Outra ocorrência que pode fazer com que você tenha o Bolsa Família cancelado, é o descumprimento das obrigações nas áreas de educação, como a frequência escolar dos menores ou de saúde, como a vacinação obrigatória ou acompanhamento do pré-natal, para as gestantes.

Um lembrete importante é com relação a ausência de saques, pois esta ausência, também suspende o benefício. Os saques precisam ocorrer em até 90 dias.

E por último, seria a melhoria de renda do grupo familiar. Seria sair deste estado de pobreza extrema, para uma remuneração maior e melhor.

Como saber se meu Bolsa Família foi cancelado?





Para saber se o meu benefício do Bolsa Família aparece cancelado, posso acessar o sistema na internet, do Cadastro único, no endereço https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/.

Ao acessar este sistema, devo inserir as informações como nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Clique na opção não sou ROBÔ e solicite a emissão da certidão de regularidade.

Outra opção para ver se você tem uma mensagem de Bolsa Família cancelado, é através do telefone 0800.707.2003, de forma gratuita através de uma ligação de telefone fixo.

Você pode ligar também para a Caixa Econômica Federal no número 0800 726 0207 ou no SAC da CEF-Caixa Econômica Federal: 0800 726 0101.

Como excluir uma pessoa do Bolsa Família pela internet?




Além dos canais de atendimento para o Bolsa Família, como a Caixa Econômica Federal, você também dispõe do aplicativo Bolsa Família. Este app, o Bolsa Família, pode ser baixado no seu celular pelo google play ou pela play store.

Com este aplicativo você faz consultas sobre o programa, ver calendário de pagamento e ainda recebe orientações de como cadastrar novo membro da família, recadastrar ou excluir uma pessoa, enfim atualizar seus dados para não ter o Bolsa Família cancelado. O app tem uma aba de atendimento, com link direto para os canais da CEF.

Quando você instalar o programa, você fará consultas com seu CPF ou com seu NIS-Número de integração social.

Porém, tem operações que só são realizadas presencialmente, nos postos de atendimento do CRAS- – Centro de Referência de Assistência Social ou na prefeitura de sua cidade, principalmente quando for necessário apresentação de documentos comprobatórios.

Benefício Bolsa Família cancelado

Bolsa Família foi cancelado errado, devo receber os atrasados?

Você pode ficar na seguinte situação e se perguntar: Bolsa Família cancelado como voltar a receber? Fique tranquilo, pois se você teve seu benefício suspenso por um erro gerado no local de cadastramento, como o CRAS- Centro de Referência de Assistência Social ou na prefeitura de sua cidade, é obrigação destes órgãos corrigir o erro e pagar os valores dos benefícios retroativos.

Todas as vezes que há uma revisão de cadastro e é encontrada alguma irregularidade, a família é comunicada, solicitando seu comparecimento a um posto de atendimento, mas não deixa de receber o benefício ou ter o Bolsa Família cancelado.

Além dessa advertência, pode ocorrer as seguintes situações com o Bolsa Família, por problemas cadastrais, fraudes ou descumprimento de regras do programa:

  • Inativação: Pagamento suspenso por um mês. Porém pode ser sacado no mês subsequente, junto com a nova parcela;
  • Suspensão: Pagamento suspenso por dois meses e este valor não será ressarcido posteriormente;
  • Cancelamento: a família deixa definitivamente de participar do programa.

Em todas elas, o cidadão será convidado a ir presencialmente a um posto de atendimento, com documentos comprobatórios para resolver as pendencias.

Atualização cadastral do Bolsa Família, como solicitar?

Você pode se deparar com a seguinte questão: benefício Bolsa Família cancelado o que fazer? Calma!

A sua primeira atitude é descobrir por que você teve seu benefício suspenso ou cancelado. Para isso, você ou o responsável familiar deve comparecer a um CRAS-Centro de Referência de Assistência Social de seu município ou nas prefeituras municipais, com os seguintes documentos abaixo. Todos em original.

  • Identidade ou outro documento válido de identificação;
  • CPF;
  • CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Título de Eleitor;
  • Contracheque atual, se tem algum membro da família que trabalha com a CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social registrada;
  • Extrato bancário atual, se alguém do grupo familiar recebe algum benefício do INSS, como aposentadoria ou seguro desemprego;

Em virtude do cenário atual, você pode fazer esta atualização cadastral de forma virtual, através do App, Bolsa Família, baixado em seu celular.

Espero que este artigo o tenha ajudado a resolver pendencias junto aos órgãos competentes, se você tiver seu benefício do Bolsa Família suspenso ou cancelado. Não perca Tempo! Entre agora na nossa página  e aproveite o conteúdo de nosso blog: https://guiadeprevidenciasocial.com.br e veja outros artigos.