De repente você para de receber seu benefício Bolsa Família, fica nervoso e não entende o porquê dessa situação: isso significa que é hora de atualizar cadastro Bolsa Família!
Atualizar cadastro Bolsa Família é uma coisa tão importante que deve ser feito periodicamente ou assim que você mudar alguns de seu(s) dado(s) cadastrado(s) anteriormente como o número de seu telefone, por exemplo.
Isso porque, se o programa Bolsa Família perceber que há algum dado que não está mais ativo ou não condiz com sua documentação, o benefício poderá ser impedido ou até cancelado.
Então, sempre atualize o seu cadastro e receba o seu benefício normalmente sem quaisquer problemas. Não sabe como atualizar cadastro Bolsa Família 2020? Não tem problema!
O artigo de hoje ensinará a como atualizar o cadastro Bolsa Família de várias formas e ainda explicará mais detalhadamente o porquê esse ato é tão importante para a sua vida.
Confira!
Atualizar Cadastro do Bolsa Família pela internet
Ainda hoje em dia, não é possível atualizar cadastro Bolsa Família pela internet: a atualização cadastro Bolsa Família deverá ser feita pessoalmente e no CRAS mais próximo de sua residência.
O CRAS é o Centro de Referência de Assistência Social, uma unidade responsável pelo oferecimento de serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social, nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
A pessoa que deve comparecer ao CRAS para atualizar cadastro Bolsa Família deverá ser o beneficiário para que comprove sua existência e toda a responsabilidade acerca do benefício.
Para localizar o CRAS mais próximo de sua residência, basta acessar o site https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/#, informar seu estado e sua cidade e aguardar a página carregar.
Atualizar Cadastro do Bolsa Família via telefone
O beneficiário do Bolsa Família poderá verificar a possibilidade de atualizar cadastro Bolsa Família.
Para saber o telefone do CRAS mais próximo de sua casa, basta localiza-lo no endereço informando anteriormente, informar dados como estado e cidade e verificar se a unidade possui telefone para contato.
Através do telefone, você poderá obter conhecimentos acerca da renovação do cadastro do Bolsa Família pelo número 0800 726 0207.
Mas, o recomendável é sempre comparecer em alguma unidade do CRAS de seu bairro para poder atualizar cadastro Bolsa Família.
Por que manter o cadastro do Bolsa Família em dia?
É importante atualizar cadastro Bolsa Família para que não tenha nenhum problema com o benefício doado pelo governo.
Pois, se os seus dados estiverem desatualizados, o benefício do Bolsa Família poderá ser impedido ou até cancelado.
Atualizar cadastro Bolsa Família garante ao governo saber para quem está indo o benefício e ter a certeza de que poderá entrar em contato a qualquer hora para resolver possíveis complicações ou dar mais informações.
O que acontece caso tenha dados errados?
Imagine que o programa Bolsa Família está tentando entrar em contato para você para lhe dizer sobre alguma novidade ou a respeito de atualizar cadastro Bolsa Família?
Mas, não conseguem fazer esse feito porque estão com os dados de seu contato telefônico desatualizados?
Como é que o programa vai entrar em contato com você?
Esse pequeno exemplo mostra o quanto é importante atualizar cadastro Bolsa Família, pois, a qualquer momento, pode acontecer alguma situação que o programa terá de entrar em contato com você.
Pois, só de um telefone estar desatualizado, o programa Bolsa Família desconfia que aquele beneficiário não existe e para de prover o benefício.
E, imaginamos, que é exatamente isso que você não quer que aconteça, não é mesmo?
Então, sempre busque atualizar cadastro Bolsa Família, receba seu benefício normalmente e evite quaisquer transtornos.
Quais os dados mais importantes do Bolsa Família?
Os dados mais importantes que o beneficiário tem de possuir em mãos para garantir seu Bolsa Família são os mesmos solicitados na hora de cadastrar ou atualizar cadastro Bolsa Família.
São eles:
- Documento de identificação original com foto (RG ou CNH, por exemplo);
- Comprovante de matrícula escolar de crianças e jovens com até 17 anos de idade;
- CPF original;
- Carteira de trabalho original do beneficiário e dos membros da família;
- Cartão Bolsa Família;
- Certidão de nascimento;
- Título de Eleitor original;
- Comprovante de residência válido dos últimos 3 meses.
Mas, por que todos esses só para atualizar cadastro Bolsa Família?
- O documento de identificação para comprovar a existência do beneficiário no registro geral;
- Comprovante de matrícula escolar para comprovar se crianças e jovens de até 17 anos estão matriculados (e frequentando) a escola;
- O CPF, tão importante quanto o número do RG, para também identificar o contribuinte;
- Carteira de trabalho para verificar a situação de empregabilidade do indivíduo e de sua família;
- O cartão Bolsa Família para comprovar que o indivíduo já é um beneficiário do programa;
- Certidão de nascimento para informar dados a respeito do sujeito, como nome e sobrenome, nome dos pais, avós paternos e/ou maternos, bem como data e local de nascimento;
- O título de eleitor para verificar se suas obrigações como eleitor estão em dia;
- E o comprovante de residência para o programa comprovar que o indivíduo possui uma moradia e ter mais uma forma de lhe informar alguma situação (através de correspondências).
Para mais informações, acesse o site → Guia de Previdência Social e assista o vídeo: