A aposentadoria para pessoas de baixa renda existe, e nós vamos falar sobre isso ao decorrer deste artigo.
Em primeiro lugar, o que é aposentadoria? Para falarmos claramente sobre as informações em torno dela, devemos entender como funciona este processo.
Para ter direito ao benefício da aposentadoria, você consequentemente deve ter uma inscrição na previdência e desta forma saber como solicitar a aposentadoria.
Sendo assim, com o direito do benefício através do INSS você pode se informar como se aposentar por idade além disso saber como funciona a aposentadoria especial. Entretanto, quem pode se aposentar? Esta é uma pergunta muito ouvida por todos os cidadãos brasileiros.
Todavia, neste artigo vamos evidenciar sobre a aposentadoria para pessoas de baixa renda, além de te fazer entender como solicitar aposentadoria por idade.
Para que sua leitura seja clara e acessível, separamos alguns tópicos relevantes que serão discorridos ao decorrer do artigo, veja quais são:
Sendo assim para ter acesso a todas estas informações, acompanhe o artigo e saiba mais sobre a aposentadoria para pessoas de baixa renda entre outros assuntos.
Aposentadoria para pessoas de Baixa Renda: Quem tem direito?
Anteriormente falamos um pouco sobre aposentadoria. Consequentemente sabemos o quanto ela representa para o trabalhador brasileiro.
Entretanto, existe muitas coisas interessantes sobre este assunto e uma delas é a aposentadoria para pessoas de baixa renda. Muitos devem se perguntar: será que vou me aposentar com 2 salários mínimos?
Já outros querem saber: como fazer para aposentar por idade? Primeiramente vamos falar sobre a aposentadoria para pessoas de baixa renda, que é uma modalidade da Previdência Social.
O nome oficial dado a aposentadoria para pessoas de baixa renda é “Facultativo de baixa renda (dono de casa) “.
Nesse tipo de recolhimento de benefício, o cidadão paga somente 5% do salário mínimo atual. Em 2018, o valor era de R$ 47,70.
Desta forma, todas as pessoas têm direito ao benefício da aposentadoria, mesmo que com um valor menor. A aposentadoria do lar, como é chamada para pessoas de baixa renda determina alguns requisitos, listamos abaixo quais são:
- Não possuir nenhum tipo de renda própria;
- Não exercer nenhuma atividade remunerada, apenas do lar;
- Possuir renda familiar máxima de dois salários mínimos;
- Estar inscrito no Cadastro Único do governo federal.
Muitas pessoas não sabem o significado do Cadastro Único e qual a importância de mantê-lo atualizado.
Ou seja, agora sabemos que dona de casa tem direito a aposentadoria sim, e você precisa correr atrás dos seus direitos!
Qual o Valor é Considerado de Aposentadoria Baixa Renda?
Primeiramente, você precisa ter inscrição junto a Previdência Social, e desta maneira passar a contribuir para a aposentaria de baixa renda.
Os beneficiários deste programa precisam cumprir os requisitos citados anteriormente, e pagam a contribuição à Previdência Social com uma alíquota reduzida.
A porcentagem é de 5% sobre o salário mínimo, que no último ano era de R$ 47,70. Para empregados, a alíquota é de 8% entre 11%, uma real diferença.
Sendo assim, se os requisitos citados estão em dia, é necessário que a pessoa procure uma agência da Previdência Social na cidade para buscar maiores informações sobre a modalidade.
Contudo, faz-se importante lembrar que é fundamental levar o número do NIS, gerado após o cadastro no CRAS da sua cidade.
Além disso, sabe-se que quem possui o NIS deve estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal.
Por fim, depois de todo o cadastro concluído, o beneficiário deve fazer o pagamento do carnê de contribuição mensalmente.
Existem inúmeros benefícios de aposentadoria para pessoas de baixa renda, listamos abaixo quais são, acompanhe:
- Aposentadoria por idade
- Aposentadoria definida por invalidez
- Auxílio-doença
- Auxílio-acidente
- Auxílio-reclusão
- Salário-maternidade
Desta forma, um dos únicos auxílios que a pessoa não terá é a aposentadoria por tempo de contribuição, que normalmente é disponibilizado por CLT’s.
Este tipo de benefício é muito conhecido como aposentadoria da dona de casa, que apesar de não trabalhar fora tem direito ao benefício.
Você pode fazer seu pedido de aposentadoria no INSS hoje mesmo, atente-se aos requisitados e dados e informe-se!
Aposentadoria para pessoas que não contribuíram, como funciona?
Primeiramente já conseguimos entender como funciona a aposentadoria para donas de casa. Sendo assim, como acontece com pessoas que nunca contribuíram para a Previdência Social?
Possivelmente esta é uma dúvida de milhares de pessoas, assim como você. Posteriormente, precisamos responder que sim, é possível ter aposentadoria mesmo sem contribuir. Vamos entender melhor como funciona essa questão, acompanhe!
O que ocorre é que depois dos 65 anos, a pessoa que nunca contribuiu com a Previdência Social tem direito ao Benefício Assistencial ao Idoso, que não é basicamente aposentadoria.
A aposentadoria por idade, por exemplo é diferente dessa, de quem nunca contribuiu.
Ou seja, o benefício assistencial ao idoso tem o objetivo de garantir um salário mínimo mensal ao idoso que não tenha condições de manutenção própria ou pela família.
As leis são bem rígidas em torno disto, por isso é sempre importante frisar o quanto é relevante fazer o pagamento da contribuição ao INSS.
Para mais informações você pode entrar no site www.previdencia.gov.br/inss
Como funciona a aposentadoria por idade
Basicamente para se aposentar por idade as coisas tornam-se muito mais fáceis.
Sendo assim, a aposentadoria por idade é um benefício concedido aos segurados do INSS que atingiram determinada faixa etária:
- 65 anos sexo masculino
- 60 anos para o feminino.
No entanto, também se conta com um requisito de no mínimo 180 contribuições, para a aposentadoria por idade.
Ou seja, sobre a aposentadoria da idade, além de completar a idade máxima é necessário ter atingido este período básico de carência.
Entretanto, existem algumas outras situações para saber como fazer a aposentadoria por idade.
Contudo, a aposentadoria por idade além da aposentadoria para pessoas de baixa renda pode ser determinada para trabalhadores:
- Rurais;
- Pescadores artesanais;
- Extrativistas
- Indígenas.
Além disso, existem as categorias normais de contribuintes para aposentadoria por idade, que são elas:
- Empregado: geralmente segurado de CLT.
- Contribuinte individual: que pode não ser empregado, mas é contribuinte.
- Trabalhador avulso: que é contribuinte, trabalhando ou não.
- Especial
A inscrição na previdência se dá logo no início do ingresso no mercado de trabalho.
Todas as regras que envolvem as leias de aposentadoria, seja aposentadoria para pessoas de baixa renda, aposentadoria especial ou aposentadoria por idade, dão segurança ao cidadão brasileiro.
Cada caso tem uma peculiaridade e um requisito especial. Por fim, o que realmente deve-se ser levado em conta é a maneira que pensamos muito antes de precisarmos da aposentadoria.
Finalmente é possível entender que para a garantia de uma terceira idade tranquila, é necessário pensar desde já na contribuição da previdência social.
Sendo assim, assista o vídeo abaixo para finalizar, e compartilhe este artigo nas suas redes sociais, informando ainda mais pessoas sobre as condições de aposentadoria.