Esclareça todas as dúvidas a respeito do CREAS!
É importante para uma nação promover o máximo de assistência possível a pessoas que estejam sujeitas a situações de risco. No Brasil, não poderia ser diferente.
Infelizmente, devido a questões socioeconômicas, boa parte da população não consegue ter acesso a condições básicas para sobrevivência. E ainda há casos onde há violação de direitos, como nos casos de violência, por exemplo.
É nesse sentido que o Governo Federal, por meio de suas políticas de Assistência Social, promove a existência do Centro de Referência Especializado de Assistência Social.
O CREAS é uma instituição pública que busca auxiliar pessoas que passem por situações de risco social ou que tenham seus direitos básicos violados.
Todo o trabalho de assistência social aqui feito é inteiramente gratuito à população e visa promover desde orientações até serviços de proteção ao indivíduo para quem necessitar.
Quer saber quais públicos, qual o objetivo e como participar do CREAS? Siga na leitura para conferir!
O que o CREAS Atende?
Existem diferenças entre o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Saiba a seguir CREAS e CRAS significado:
- CRAS: trabalha para evitar que situações de risco aconteçam com pessoas com menores condições financeiras e objetiva ampliar e fortalecer os vínculos sociais e familiares.
- CREAS: seu trabalho é voltado para atender pessoas que já estão passando por situações de risco ou que tiveram direitos violados. É um auxílio que vem após essas ocorrências.
As duas instituições são unidades públicas pertencentes à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e atuam com base na política de Assistência Social do governo.
Mas qual o público atendido pelo CREAS assistência social? Confira a lista:
- Pessoas em situação de risco pessoal e social;
- Pessoas que tiveram direitos violados;
- Pessoas que sofreram violência física e psicológica;
- Vítimas de violência sexual
- Pessoas afastadas da família por medidas de proteção;
- Pessoas em situação de rua;
- Crianças flagradas em trabalho infantil;
- Discriminação de qualquer tipo (sexual, raça, etnia).
Qual é o principal objetivo do CREAS?
Por ser um auxílio que atende também a crianças e adolescentes, muita gente confunde o conceito e acredita que CREAS é conselho tutelar. Mas não é bem assim.
Como já explicado, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social ajuda pessoas cujos direitos foram violados ou estejam em situação de risco.
O seu principal objetivo é fazer com que essas pessoas não se sintam excluídas da sociedade ou não tenham mais vontade de ter o convívio social. É complicado para quem vivenciou algo do tipo conseguir viver naturalmente.
Dentre os demais serviços prestados pelo CREAS está a orientação dos cidadãos para serviços de assistência social. Por exemplo, se uma criança foi abandonada pelos pais, a unidade irá encaminhá-la ao Conselho Tutelar.
Além disso, é obrigatório que todas as unidades da instituição ofereçam o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI).
Esse trabalho, além de prestar serviço a pessoas em situações de vulnerabilidade, objetiva fortalecer vínculos sociais e familiares, além de garantir maior proteção a essas pessoas que se sentem desprotegidas.
Qual a função do CREAS na proteção social?
Falar sobre CREAS atribuições é importante pois boa parte da população pode desconhecer o trabalho dessa instituição e assim não aproveitar dos seus benefícios.
O papel social desempenhado pelas unidades é dar assistência a quem realmente necessita. Quem passa por uma situação de violência sexual, por exemplo, tende a ter complicações físicas e psicológicas.
Dentro das comunidades no Brasil, principalmente as mais carentes, muitas pessoas passam por isso e não possuem condições financeiras de buscar um auxílio. O CREAS existe justamente para dar apoio a essa gente.
Não deixar indivíduos sem situação de risco ou que tiveram seus direitos violados é o grande trabalho realizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social.
Como entrar em contato com o CREAS
Falar com o CREAS denúncia não é uma tarefa complicada, basta encontra a unidade mais próxima de você. Nas grandes cidades brasileiras, como São Paulo por exemplo, existem várias unidades espalhadas por todos os cantos do município.
Confira a lista completa disponibilizada pela prefeitura da cidade de São Paulo: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/assistencia_social/protecao_social_especial/index.php?p=2003
Uma dica é acessar o site da prefeitura local ou do governo do estado onde você mora para conferir os telefones de contato do CREAS.
Como participar do CREAS?
A CREAS equipe é fundamental para que o trabalho da instituição pública seja efetivo. Afinal de contas, todos os profissionais envolvidos terão que lidar com pessoas que passaram por situações complicadas na vida.
É preciso estar preparado para atender gente que sofreu abuso sexual, idosos que foram abandonados, pessoas em situação de rua, alguém que sofreu tentativa de homicídio, entre outras situações.
A composição da equipe de referência do CREAS atualmente é definida pelo seu porte. As unidades de pequeno e médio porte precisam ter:
- Coordenador (1)
- Assistente Social (1)
- Advogado (1)
- Psicólogo (1)
- Profissionais para abordagem dos usuários (2)
- Auxiliar administrativo (1)
Já as unidades de maior porte, que ficam nas capitais dos estados brasileiros e no Distrito Federal, devem ter:
- Coordenador (1)
- Assistentes Sociais (2)
- Psicólogos (2)
- Advogado (1)
- Profissionais para abordagem dos usuários (4)
- Auxiliares administrativos (2).
Cada função profissional necessária em uma unidade do CREAS demanda um perfil e disponibilidade para determinadas atribuições.
Você pode conferir qual função melhor se encaixa com o seu perfil: http://www.crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/suas/creas/creas_recursos_humanos.pdf
Recomendamos que assista a esse vídeo que explica com detalhes o trabalho realizado pelo CREAS assistência social e como ele é importante para a sociedade.
Gostou do artigo? Não esqueça de deixar um comentário e compartilhe esse link com seus amigos!