O objetivo do Cadastro Único Caixa é manter o armazenamento e o controle da situação socioeconômica. Com o intuito de manter o controle, da situação socioeconômica dos brasileiros, o Governo criou o Cadastramento Único.
O programa engloba os cidadãos de todo o território nacional e realiza o mapeamento, de acordo com as condições apresentadas. Todos os cidadãos devem ser portadores desse cadastro para receberem os benefícios oferecidos pelo Governo, ele é realizado com a Caixa e possui algumas regras.
O Programa Cadastro Único foi pensado para listar as famílias que passam por um momento de pobreza ou extrema pobreza, para que elas possam ser auxiliadas com os tributos corretos.
Esse processo mantém o recebimento e também controla as transações, para evitar que ocorram fraudes ou problemas ilícitos. Cada cidadão deve procurar a regulamentação e efetuar sua inscrição.
Confira tudo sobre o programa:
O que é o Cadastro Único Caixa?
Primeiramente vamos entender o que é o Cadastro Único.
O Cadastro Único da Caixa é um serviço usado para a coleta de dados, onde os cidadãos são cadastrados e o Governo pode identificar as famílias que possuem uma renda baixa e devem receber um auxílio. O programa também cria mapas que definem as localizações mais necessitadas, por estado e cidade.
O Cadastro Único da Caixa é o principal controle para a entrega dos benefícios, esses são para a assistência social e financeira, importante ressaltar que o Cadastro Único faz parte dos Programas Sociais do Governo Federal.
Esses são os Programas da Caixa são: o Bolsa Família, Programa Minha Casa, Minha Vida, Bolsa Verde, e o Garantia Safra, mas todos necessitam dessa documentação.
Quem pode Participar do Cadastro Único Caixa
Para realizar a inscrição do Cadastro Único Nacional é indispensável pertencer a uma família de baixa renda. Os membros não podem ganhar mais que o valor de meio salário-mínimo, por mês.
Outro critério é que a renda mensal da família não pode ultrapassar 3 salários-mínimos, em sua totalidade. Esses são os únicos critérios para realizar o pedido, presencialmente, em uma unidade da Caixa.
Como Funciona o Caixa Cadastro Único
De forma geral o cadastro é realizado por profissionais que fazem visitas, periódicas, nas casas dos indivíduos que necessitam da ajuda de algum tipo de programa.
No entanto, as pessoas que não recebem a visita podem comparecer a um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social. Todos os municípios possuem um CRAS, as vezes ele se encontra na mesma localidade da Prefeitura. Nele é possível solicitar a inscrição.
Quais os Requisitos para uso do Sistema
Além de estar dentro da renda máxima, estipulada na regulamentação, é necessário seguir os seguintes requisitos para adentrar no Cadastro Único da Caixa Econômica Federal:
- Uma pessoa da família, com idade superior aos 16 anos, deve responder por todos. Essa pessoa será a responsável pelo pedido e preenchimento do questionário;
- Todos os envolvidos devem morar na mesma residência;
- O responsável deve ser preferencialmente do sexo feminino, ser portadora de um CPF e Título de Eleitor. Existe uma exceção que vigora, mas envolve somente os quilombolas e indígenas;
- Cada pessoa da família deve apresentar, pelo menos, uma documentação.
Entre elas estão:
- RG;
- CPF;
- Certidão de Nascimento;
- Título de Eleitor.
- O comprovante de endereço é indispensável para prosseguir com o Cadastro Único;
Vale salientar que sempre que houver um nascimento, óbito, novo salário ou mudança de endereço, é necessário realizar a mudança no questionário. Dados fora do contexto verídico podem gerar punições para o cidadão.
Saiba como obter Formulário Caixa Cadastro Único
Os formulários são encontrados no CRAS, eles devem ser preenchidos e apresentados com os documentos de todos os familiares. Todos os dados fornecidos devem ser verdadeiros, assim o cidadão pode receber o auxílio dos programas sociais e ajudar no mapeamento socioeconômico.
Conheça os Canais de Atendimento Caixa
Os benefícios são recebimentos por meio da Caixa, ela também é a responsável pelo controle e armazenamento dos dados do Cadastro Único.
O Banco disponibiliza diversos canais de atendimento e para o relatório Cadastro Único Caixa, para que todas as pessoas possam entrar em contato para a resolução de pendências e dúvidas:
- Internet – No site da Caixa é possível encontrar um pouco mais sobre cada serviço prestado, lista de documentos e outras informações;
- Telefone – Pelo 0800 726 0207 o cidadão pode tirar todas as suas dúvidas e obter os endereços das agências mais próximas;
- Presencial – Feito por meio das agências, que estão espalhadas por todo o país e contam com funcionários treinados para prover soluções e prestar um atendimento personalizado;
- Assistente Google – Pelo assistente Google as perguntas podem ser respondidas rapidamente e só necessitam de um acesso à internet.
- Rede Social – A Caixa sana dúvidas pelo Facebook (https://www.facebook.com/caixa), esse é o meio mais simples de comunicação.
Esses canais viabilizam todos os trâmites e dúvidas sobre o programa. Mantenha-se informado e faça o seu cadastro!
Todas informações e a importância do Cadastro Único para a população você pode conhecer mais no VÍDEO: