Skip to content

Teleperícia do INSS – Saiba tudo sobre quem irá fazer!





Confira tudo que você precisa saber sobre a nova modalidade de teleperícia INSS.

Para minimizar as filas das perícias e também minimizar os riscos envolvendo a aglomeração de pessoas em meio à crise global de saúde, a Previdência Social iniciou o teste de um novo modelo de avaliação dos segurados, a teleperícia INSS.

Ainda assim, existem muitas dúvidas relacionadas a perícia online INSS, que vão desde a elegibilidade para tal modalidade, como é realizado o atendimento e até mesmo se este é realmente efetivo.




Para esclarecer as principais questões sobre o assunto, confira abaixo as respostas para as dúvidas mais recorrentes sobre a teleperícia INSS:

Teleperícia do INSS: como funcionará?

Teleperícia do INSS
Teleperícia do INSS – Saiba tudo sobre quem irá fazer!

As principais dúvidas a respeito da perícia online INSS se referem a questões gerais, ou seja, como vai funcionar esse sistema de avaliação.




Primeiramente, é importante salientar que a teleperícia INSS não está disponível para todos, se restringindo a um grupo seleto de segurados.

Os atendimentos de teleperícia INSS, também são conhecidos como perícia INSS online auxílio doença, já que o processo é realizado apenas para as avaliações que pretendem contar com o benefício do auxílio-doença, que atualmente representa cerca de 90% dos atendimentos.

Outro questionamento habitual diz respeito em como esse perito irá avaliar as condições físicas do segurado em uma consulta online.

Para garantir que o segurado seja avaliado por um profissional que tenha competência, para analisar todos os aspectos pertinentes às questões relacionadas a perícia, a avaliação ocorre apenas em empresas que possuam um médico responsável por atendimentos nas dependências do próprio empregador.

Esse limitante, faz com que a teleperícia ocorra apenas em empresas de médio e grande porte, em comum acordo entre o colaborador e o empregador. Sobre as dúvidas relacionadas à “perícia online como funciona”, a avaliação ocorre em um sistema de trabalho em conjunto entre o perito do INSS e o médico da empresa.




Durante o atendimento, o perito pode questionar o médico sobre o estado do segurado, assim como solicitar para que esse realize algum exame clínico e que transmita o seu parecer.

Ao final do atendimento, o perito deve tomar a decisão se a solicitação do auxílio-doença será negada, aprovada ou se ainda será necessário um atendimento presencial em uma agência da Previdência Social para uma melhor avaliação do caso.

Como agendar Teleperícia do INSS?

Elucidado os principais pontos sobre perícia online como funciona, ao menos em relação aos questionamentos mais genéricos, é comum surgir a dúvida sobre como agendar uma teleperícia INSS.



Como já foi esclarecido, a teleperícia INSS ocorre em um comum acordo entre o empregado e empregador, e isso também funciona no momento da solicitação, tendo em vista que somente a empresa pode solicitar o agendamento da perícia online.

Caso o empregado tenha interesse, ele deve esclarecer as suas dúvidas sobre a perícia online INSS como fazer junto aos responsáveis pelo departamento de Recursos Humanos da companhia, ou até mesmo com o médico responsável por atender os colaboradores.

Como se trata de um processo em comum acordo, mesmo que o empregado tenha interesse em realizar a teleperícia INSS e até mesmo saiba tudo sobre perícia online passo a passo, caso a empresa não dê andamento no processo, não é possível contar com a análise virtual.

Quais as vantagens da teleperícia?

A principal vantagem da teleperícia INSS diz respeito ao tempo de espera para a avaliação, já que o serviço foi pensando para reduzir a fila do serviço físico, que foi agravado diante a crise mundial de saúde.

No entanto, como se trata de algo que ainda funciona em um modelo de avaliação, não é possível determinar questões relacionadas às buscas de “perícia online quanto tempo demora”.

Outro aspecto importante da avaliação online está a minimização de risco de contágio em que o segurado fica exposto, já que, o direcionamento a uma agência da Previdência Social, implica em uma exposição maior aos problemas relacionados à crise global de saúde.

Perícia online INSS

Como saber se posso fazer?

O primeiro passo é avaliar se o seu caso se trata de uma perícia INSS online auxílio doença, e não referente a solicitação de prorrogação do benefício ou aposentadoria por invalidez.

Se encaixando nessa gama de atendimento, o próximo passo deve ser a comunicação com o empregador, questionando se a empresa tem o profissional e local adequado para realizar a avaliação online, assim como interesse em ajudá-lo nessa questão.

Caso se enquadre a necessidade de um interesse mútuo, o próprio médico da empresa pode avaliar, caso já não tenha feito, se o seu caso se adequa às necessidades de exigência para solicitar o auxílio-doença do INSS. As demais questões são de responsabilidade do empregador junto ao INSS.

Quando começa a teleperícia do INSS?

A fase de testes da teleperícia INSS, que é chamada de teste piloto, ocorre dos dias 3 de novembro a 31 de dezembro de 2020. Após esse período, o uso da telemedicina nas agências da Previdência Social será analisado, onde ele poderá suspenso, efetivado ou até mesmo alterado em qualquer questão.

Caso ainda lhe reste alguma dúvida sobre a perícia online INSS, confira o vídeo abaixo explicando mais sobre o assunto e elucidando os principais pontos deste teste realizado pela Previdência Social. Para mais informações, acesse o blog Guia de Previdência Social e assista o vídeo: