Skip to content

Informe de Rendimentos da Previdência Social – Saiba mais!





Entenda tudo sobre o informe de rendimentos Previdência Social.

Hoje em dia é bastante importante entender sobre a declaração do Imposto de Renda, principalmente quem necessita encarar esse procedimento todo ano, já que não tem como fugir dessa responsabilidade.

Para conseguir declarar o Imposto de Renda é necessário ter diversas informações em mãos.

Uma das informações necessárias para fazer a declaração é o documento conhecido como informe de rendimento Previdência Social, que é o assunto principal desse artigo.

Dessa maneira, você precisa entender exatamente o que precisa ser feito para conseguir acessar esses dados, já que ele possui bastante importância, geralmente para os aposentados e pensionistas.




Ficou curioso e quer saber mais? Continue acompanhando esse artigo atentamente para saber todas as informações relevantes sobre esse assunto e realize o processo para emitir informe de rendimentos Previdência Social.

O que é Informe de Rendimentos da Previdência Social

Informe de Rendimentos da Previdência Social
Informe de Rendimentos da Previdência Social

Um dos documentos essenciais para que seja possível realizar a declaração do Imposto de Renda em 2020 é o informe de rendimento Previdência Social, também conhecido como informe de rendimentos do INSS.




É essencial que o contribuinte informe as receitas que foram obtidas devido em benefício do INSS, como em caso do recebimento de pensões e até mesmo da aposentadoria durante o ano de 2019.

Em um cenário como esse, o cidadão consegue imprimir ou apenas salvar o informe anual de rendimentos Previdência Social por meio da plataforma digital do governo ao pesquisa-la na internet.

Para entender melhor o processo para conseguir essa informação, você pode ler o tópico a seguir que discute sobre o Meu INSS e o procedimento é totalmente de graça.

Também é válido salientar que você precisa atento às datas para a declaração do Imposto de Renda em 2020.

Como solicitar o Informe de Rendimentos da Previdência Social





Não há complexidade alguma no processo de emitir informe de rendimentos Previdência Social, basta você acompanhar o passo a passo a seguir para saber como é a consulta.

Lembrando que essa informação é fundamental para declarar o Imposto de Renda em 2020. Você pode realizar o processo em um computador ou smartphone conectado à internet.

Para conseguir o informe de rendimentos Previdência Social é necessário que você realize o seguinte processo:

  1. Acesse o espaço online “Meu INSS” (https://meu.inss.gov.br/central/) e selecione a opção “Entrar” e para concluir o login informe seu CPF e senha”;
  2. Se for o seu primeiro acesso, clique em “Cadastrar senha” e informe os dados solicitados;
  3. Caso seja necessário realizar um cadastro, o solicitante deve entrar com os dados requisitados e criar uma senha que tenha no mínimo novo dígitos e uma letra minúscula, uma letra maiúscula e um número;
  4. Quando o login tiver sido finalizado no “Meu INSS”, busque por “Serviços em destaque” e selecione a opção “Extrato de Imposto de Renda” e assim você consegue acessar o informe.

Viu só como é simples realizar esse processo?


Onde é utilizado?

Como já informado previamente o informe de rendimentos Previdência Social é um documento usado para realizar o processo de declaração do Imposto de Renda.

Além de conseguir emitir esse documento da forma ensinada acima, o trabalhador também consegue o informe na empresa que trabalha e fornece os valores recebidos pela pessoa contribuinte durante o ano.

É usado na declaração de Imposto de Renda, pois essa é uma fonte que informa quanto foi contribuído para o INSS, por exemplo.

Além disso, o informe de rendimentos financeiros Previdência Social poderá informar os gastos direcionados aos planos de saúde coletivo e aportes no plano da previdência da empresa.

Portanto, você precisa muito desse documento para conseguir fazer a declaração do Imposto de Renda corretamente, já que esses dados são importantes para o procedimento.

Quer saber mais sobre esse assunto? Leia os tópicos a seguir.

Informe anual de Rendimentos Previdência Social

Quem deve solicitar?

A pessoa que vai solicitar o informe de rendimentos Previdência Social é quem estiver necessitando desse documento para declarar o Imposto de Renda.

Geralmente, os aposentados e pensionistas do INSS que necessitam fazer a consulta do informe de rendimentos para preencher a declaração de 2020 corretamente.

Entenda que tanto a consulta, como também a impressão desse documento poderá ser realizada por meio da internet.

Ao acessar o “Meu INSS”, você precisa informar os seus dados pessoais, portanto, a pessoa que deve solicitar é aquela que possui o informe e necessita fazer a declaração, como já mencionado.

Muito simples, certo?

É anual?

Sim, o informe de rendimentos Previdência Social é anual, assim como o processo de declaração do Imposto de Renda também é, ou seja, anualmente você consegue esse documento.

É essencial entender que esse documento irá informar os rendimentos do ano de 2019, que é o ano base de 2020.

Agora que você á sabe tudo sobre o informe de rendimento Previdência Social, faça já o seu. Para mais informações, acesse o blog → Guia de Previdência Social